Uma nova atividade, oferecida a três abrigados da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), tem contribuído e muito com o atendimento e o trabalho desenvolvido com os deficientes. Eles agora estão tendo aulas de informática.
O grupo foi inserido no Projeto de Inclusão Digital para o Deficiente, desenvolvido pelo Banco do Brasil, que possibilita que os deficientes possam aprender informática de forma diferenciada. Nas aulas os abrigados aprendem noções básicas como ligar e desligar o computador, operar o teclado e o mouse, e também a desenhar e escrever.
As atividades do projeto começaram no dia 12 e nesta quinta-feira (19), os abrigados participaram da segunda aula. O projeto acontece todas as quintas-feiras na Associação de Pais e Adolescentes do Banco do Brasil (APABB), localizada em Vitória, das 9 às 11 horas.
Para a subgerente da Unaed, Sônia Cabral, mesmo com poucas aulas, já deu para perceber que o novo aprendizado auxiliou no desempenho dos abrigados.
“Percebi que eles ficam muito contentes por fazer as aulas. A cada aula eles aprendem uma novidade, é uma surpresa. Eles disseram que já desenham e jogaram no computador. Assim que chegam à unidade já ficam perguntando quando será a próxima aula, pois não querem faltar de jeito nenhum”, disse Sônia.
Inclusão Digital
Os adolescentes em conflito com a lei que estão na Unidade de Atendimento Sócio-Educativo (Unis), administrada pelo Iases, também participam de uma oficina pedagógica de Inclusão Digital.
O Projeto da Unis é realizado em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI). As aulas na Unis acontecem diariamente na sala de informática localizada no Espaço Educativo da Unidade, em Cariacica-Sede.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br