14/02/2022 16h56 - Atualizado em 15/03/2022 18h03

Inscrições abertas para o Seminário em Saúde - A Abordagem do Comportamento Disfuncional na Drogadição

A partir desta segunda-feira (14) estão abertas as inscrições para o Seminário em Saúde - A Abordagem do Comportamento Disfuncional na Drogadição. São 100 vagas destinadas aos servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).   A formação será realizada no próximo dia 23 de fevereiro, no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória.

A ficha de inscrição está disponível no endereço: https://iases.es.gov.br/formacao-inicial-e-continuada-5 . As inscrições seguem até o dia 18 de fevereiro.  A responsável pela Subgerência de Saúde, Graziele Duda, explica que a formação tem como público prioritário psicólogos e assistentes sociais socioeducativos lotados nas Unidades de Atendimento; agentes socioeducativos referências em saúde que atuam nas Unidades, além de subgerentes socioeducativos e equipe referência em saúde do Espaço de Saúde do Conjunto de Cariacica. “Para as inscrições desse público, nós reservamos os dias 14 a 16 de fevereiro. Para os demais, as inscrições começam no dia 17 e vão até o dia 18 de fevereiro”, disse.

Ainda segundo Graziele Duda, o seminário tem como objetivo apresentar e explicar para os servidores a rede de atenção psicossocial aos socioeducandos no que diz respeito à saúde mental. “Além disso, a ideia do Seminário é alinhar os atendimentos e os encaminhamentos dos socioeducandos, buscar estratégias de abordagem, orientar os servidores no que diz respeito à identificação de padrões de uso das drogas e promover uma reflexão sobre os aspectos motivacionais para o uso e abuso de substâncias psicoativas”, destacou.

O seminário faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Diretoria Socioeducativa, juntamente com a Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE) e a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop).

A formação tem carga horária de 08 horas, é gratuita e contará com certificado ao final.

Programação

O credenciamento será iniciado às 8 horas e às 9 horas será iniciado o seminário que acontecerá durante o dia todo. Na parte da manhã, haverá uma mesa redonda que vai discutir os padrões de uso, impactos em saúde e encaminhamentos à rede de atenção psicossocial. Entre os convidados estão a coordenadora Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) da Serra, Sabrina de Aquino Souza Serra e a psicóloga do Capsi, Marcela Serrat Freire. Além da assistente social no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), Thays Meira, e da referência Técnica em Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Franciely da Costa Guarnier.

Na parte da tarde, a mesa redonda vai discutir o “Acolhimento e estratégias de manejo". Estarão presentes o mestre em Saúde Coletiva, militante da luta Antimanicomial, André Luiz Ferreira, e o gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), Getúlio Sérgio Souza Pinto.

FICHA DE INSCRIÇÃOhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMYH4_5gUQvQ0Y7bHTyvA8WoeJ27XOlsDxP-b3FAVBRHICHQ/viewform

Serviço: Seminário em Saúde -  A Abordagem do Comportamento Disfuncional na Drogadição

Data: 23 de fevereiro

Horário: 09 horas às 17 horas