O Instituto Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Iases) dá um novo passo rumo à qualificação profissional e à promoção de Direitos Humanos. Isso porque, o Instituto, por meio da Gerência Técnica e da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), firmou uma parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para oferecer as melhores formações para os servidores da socioeducação capixaba.
Serão ofertadas mais 2.110 novas vagas em 18 cursos como: Assédio Moral – Aspectos Legais, Gestão Socioeducativa, Combate e Prevenção à Tortura e Saúde no Contexto Socioeducativo. “Essa variedade de opções de cursos reafirma o compromisso do Iases em oferecer uma formação completa e atualizada aos servidores e que atenda às demandas e os desafios do setor socioeducativo”, afirmou o diretor-geral do Iases, Fábio Modesto.
O gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, informa que essa iniciativa conta com um investimento total de R$ 257 mil, provenientes do convênio do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Os cursos foram cuidadosamente elaborados para proporcionar aos participantes as ferramentas necessárias para atuarem de forma ética e profissional na área socioeducativa. Acreditamos que a qualificação é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar das pessoas atendidas. As novas 2.100 vagas vão complementar as 1.450 vagas já oferecidas em 2024 com iniciativa própria do instituto”, afirmou.
Confira a lista dos cursos
Assédio Moral - aspectos legais; Gestão Socioeducativa; Combate e Prevenção a Tortura; Núcleo Básico ENS; Protocolos para atendimento socioeducativo; Teórico em Justiça Restaurativa; Enfoque Restaurativo; Educação Financeira; Transporte Humanizado de Adolescente; Específica Agentes Inteligência; Oficina Instrumentos Técnicos -Ecomapa; Oficina Instrumentos Técnicos - Projeto de Vida; Oficina Instrumentos Técnicos - Fofa; Oficina Instrumentos Técnicos -Montanha Russa; Atendimento nas Portarias das Unidades do Iases; Preenchimento de RCO e Inserção no SIASE; Primeiro Interventor e Saúde no Contexto Socioeducativo.
Em relação ao curso de Saúde Socioeductiva, as vagas também são destinadas aos servidores dos órgaõs de saúde municipais que compõem a Rede SUS e que são referências para o Iases. "Essa formação estendida para a rede de saúde já vem acontecendo desde a última capacitação com Cachoeiro de Itapemirim e faz parte do que ficou pactuado no Plano de Ação da Corte", afirmou o resposnável pelo Núcleo de Saúde do Iases, Walace Wallace Hugo Cangussu de Oliveira.
A agenda dos cursos e o período de inscrição são publicados todos os meses no link: https://iases.es.gov.br/formacao-inicial-e-continuada-5. Lá o servidor também encontrará a Ficha de Inscrição.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial