19/03/2020 19h50 - Atualizado em 20/03/2020 21h12

Iases emite nota técnica com medidas de prevenção ao novo Coronavírus no sistema socioeducativo

O objetivo é padronizar ações de prevenção e orientar os servidores sobre procedimentos de combate ao novo Coronavírus nas unidades socioeducativas. 

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) emitiu, nesta quinta-feira (19), uma nota técnica com orientações das medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito do sistema socioeducativo. O documento foi elaborado pelo Comitê de Prevenção Emergencial ao Contágio do COVID-19, instituído pela Instrução de Serviço nº 0171, publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (18). 

O objetivo do documento é orientar os servidores sobre as ações preventivas para evitar o contágio do novo Coronavírus nos ambientes das unidades socioeducativas e nos espaços administrativos do Iases.

Entre as recomendações, está o reforço nas ações educativas sobre a correta higienização das mãos e, alternativamente, o uso de álcool em gel, principalmente antes e após a realização de atendimentos e procedimentos, antes das refeições e no ambiente dos alojamentos e moradias. Também será reforçada a higienização dos espaços físicos e de objetos de uso comum, como balcões da portaria, mouses, teclados, telefones, materiais de segurança, entre outros. 

O documento também determina a restrição de entrada nas unidades socioeducativas a qualquer pessoa que apresente sintomas de síndrome gripal, bem como aos familiares que se enquadrem no grupo de risco. Na portaria das unidades, os visitantes serão orientados a realizar a higienização das mãos, em espaço adequado, e a eles será oferecido álcool em gel 70%. 

Além disso, a nota prevê orientações sobre o fluxo de atendimento ao adolescente que, porventura, venha a apresentar sintomas, como a avaliação do socioeducando, o espaço reservado para isolamento respiratório e a condução do mesmo à unidade de saúde em caso de agravamento dos sintomas. Em algumas situações, servidores e adolescentes estão orientados a utilizar máscaras cirúrgicas e luvas para evitar o contágio. 

As visitas ficam restritas a um familiar por adolescente e os horários de entrada e saída dos familiares das unidades deverão ser alternados, a fim de evitar aglomerações.

Também estão temporariamente suspensas as atividades de assistência religiosa, atividades externas, de escolarização, profissionalização e oficinas prestadas por voluntários ou parceiros. Adolescentes assintomáticos poderão participar de atividades pedagógicas, em espaços abertos e com ventilação. 

Clique aqui e acesse a NOTA TÉCNICA Nº 001/2020. 

Clique aqui e acesse a NOTA TÉCNICA Nº 002/2020

O Comitê

O objetivo do Comitê de Prevenção Emergencial ao Contágio do COVID-19 é adotar medidas emergenciais e emitir orientações rápidas no combate à pandemia do novo Coronavírus no âmbito da comunidade socioeducativa. 

Participam do conselho representantes da subgerência de Saúde, da diretoria de Medidas Socioeducativas, da subgerência de Contratos, da gerência de Segurança, Assessoria de Comunicação e setor de Videomonitoramento do Iases.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard