20/03/2018 15h23

Unis Sul realiza Progressão de Fases

A Unidade de Internação Sul (Unis Sul), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), promoveu, na tarde da última quarta-feira (14), uma cerimônia simbólica para comemorar a mudança de fase dos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade.

Quatro socioeducandos fizeram a troca de uniformes e receberam certificados simbólicos pelo bom comportamento e pela total adesão à proposta durante o cumprimento da medida. O rito de passagem contou com participação de gestores, equipe técnica, agentes socioeducativos, familiares dos socioeducandos e o professor Giovane Pereira, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O evento foi marcado pela interpretação de um monólogo apresentado pela Psicóloga Edelweiss Marreira Launé, que, com o tema “Páscoa tempo de Renovação”, levou os participantes a uma reflexão de novas atitudes, mudanças de paradigma e renovação. Mesmo estando em cumprimento de medida a reflexão fez com que os socioeducandos entendessem a importância de uma vida fora da ilicitude, voltada ao convívio familiar respeitoso e amoroso.

Alguns socioeducandos participaram de uma apresentação instrumental realizada em conjunto com equipe técnica e agentes socioeducativos, regida pelo professor da Fames Giovane Pereira Barreto.

A Progressão de Fases é um processo na ressocialização em que o socioeducando avança de estágio dentro da Unidade, após cumprir a proposta pedagógica voltada para o nível em que se encontra. Os avanços de nível são da Fase Inicial para a Intermediária, da Intermediária para a Conclusiva – o último nível do processo antes do socioeducando voltar ao convívio social.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br