23/01/2026 09h15

Unis Sul realiza cerimônia de avanço de fase com o tema ‘Janeiro Branco’

A Unidade de Internação Sul (Unis Sul) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou, no dia 7 de janeiro, a cerimônia de Avanço de Fase de cinco socioeducandos, integrando à programação o tema da campanha Janeiro Branco de 2026: “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”.

A ação faz parte da rotina da unidade e representa o avanço dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, simbolizado pela mudança da cor da camisa. Em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental, a iniciativa reforçou a importância do equilíbrio emocional no contexto do processo socioeducativo

Durante a atividade temática, a psicóloga da Unidade, Edelweiss Marreira Laúné, apresentou a técnica de Mindfulness (Atenção Plena) como ferramenta de apoio no cotidiano socioeducativo. “A proposta é ajudar os adolescentes a reconhecer pensamentos e emoções no momento presente, favorecendo o autocontrole, a redução do estresse e escolhas mais conscientes diante das situações do dia a dia”, explicou.

De acordo com o gerente em exercício da Unis Sul, Miguel Sanches Bernardo, a cerimônia de Avanço de Fase é um momento especial de reconhecimento e valorização para os socioeducandos, que contribui para o fortalecimento da autoestima e estimula a mudança de comportamento. “A troca de uniformes simboliza o progresso tangível e incentiva a disciplina e a adesão às normas da unidade”, afirmou.

Para a pedagoga da Unidade, Pryscilla da Silva Belidio Moulin, a evolução dos adolescentes é observada ao longo do tempo. “As mudanças aparecem, muitas vezes aos poucos, no comportamento, na forma de pensar, na responsabilidade e na capacidade de refletir sobre os próprios atos, além de maior participação nas atividades, retomada dos estudos e construção de novos projetos de vida”, declarou.

Encerrando a cerimônia, um dos socioeducandos que avançou de fase destacou a importância do momento. “Significa que estou chegando mais perto da conclusão da proposta e é uma oportunidade de mostrar que estou aprendendo tudo o que a unidade tem para ensinar, que entendi o significado. A troca de camisa traz felicidade, porque mostra que estou conseguindo caminhar, cada vez mais perto da minha família”, relatou.

 

Texto: Rafaela Salvador

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard