A rotina dos jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), ganhou duas atividades recentemente: um curso de floricultura e um projeto que busca vivência e afetividade dos jovens que são pais com seus filhos, o projeto Ser Pai.
O curso de Floricultura acaba de se encerrar e foi possível por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao todo, a capacitação formou 20 adolescentes, com aulas diárias.
“Foi muito bom poder contar com esta formação, porque eu nunca imaginei trabalhar com jardinagem. Agora, já tenho conhecimento para, quem sabe, buscar uma vaga no mercado de trabalho nessa área”, contou o interno da Unis Sul R.M., de 17 anos.
Projeto para pais
A Unidade de Internação Sul (Unis Sul), também está dando aos filhos de jovens que estão cumprindo medida de internação a oportunidade de crescer com a figura do pai por perto. Por meio do projeto Ser Pai, a família tem a possibilidade de ter vivência em momentos de interação que acontecem quinzenalmente.
A iniciativa foi dos psicólogos, assistentes sociais e pedagogos da unidade e acontece em dois momentos: no primeiro, são realizadas palestras com os genitores, abordando o que é ser pai e como ser pai, mostrando a importância do lado amoroso e da presença. O segundo momento é realizado em um espaço lúdico da unidade, onde jogos e distrações complementam o momento de interação entre filhos, mães, pais e avós.
“Esta interatividade é muito importante para os filhos, porque a relação de proximidade entre eles seus genitores será refletida no futuro, e também aos internos, que não ficam alheios ao crescimento deles. Com esta iniciativa, buscamos aproximar a família do jovem que cumpre medida de internação”, conta a assistente social da unidade, Tatiana da Costa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br