05/07/2024 16h05

Unis Sul celebra formatura de socioeducandos

Uma solenidade de formatura marcou a nova etapa da vida escolar de 15 socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul). A celebração foi realizada no último dia 26 e contou com a presença dos familiares dos jovens.

Ao todo, três 3 alunos da 4ª Etapa e 12 alunos da 8ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da solenidade.  A cerimônia contou com homenagens dos alunos às professoras Camila Togneri, Maria Aparecida Rodrigues e Zuleika Gomes, destacando o apoio e dedicação que receberam ao longo do curso.

“Essa formatura foi mais do que uma celebração acadêmica; foi um testemunho de transformação pessoal e de resiliência. Cada aluno, com o apoio de seus familiares e da equipe pedagógica, deu um passo significativo rumo a um futuro melhor e mais promissor”, avaliou o gerente da unidade, Alessandro Mateus.

Um dos formandos e orador da turma falou sobre o sentimento de felicidade e gratidão pela etapa conquistada e pelos desafios vencidos. “Graças ao apoio e empenho dos professores que não desistiram dos alunos, nós conseguimos alcançar esta vitória. Agradeço a oportunidade de mudança de vida, pois antes de entrar aqui eu tinha uma vida escolar de desinteresse e indisciplina”, revelou.

A coordenadora pedagógica da Unis Sul, Renata Fernandes, falou sobre o papel transformador da educação na vida dos socioeducandos. "É emocionante testemunhar jovens transformando suas vidas por meio da educação. Ver o empenho de cada um no seu desenvolvimento pessoal é algo que aquece o coração. A educação tem o poder de abrir portas, ampliar horizontes e possibilitar um futuro melhor para esses jovens. Cada conquista, cada superação e cada aprendizado são motivos de celebração, pois representam não apenas um avanço acadêmico, mas também uma transformação profunda nas suas vidas. O papel dos educadores e de todos envolvidos nesse processo é fundamental para inspirar, orientar e apoiar esses jovens em sua jornada de crescimento e realização", avaliou.

O subgerente socioeducativo da unidade, Miguel Sanches, explicou que a modalidade de ensino EJA é essencial para corrigir a defasagem idade-série e aproveitou para compartilhar sua própria trajetória acadêmica. “A minha vida escolar não foi muito diferente de vocês, por isso, é muito importante aproveitar todas as oportunidades de crescimento que a vida oferece em busca dos seus objetivos “, destacou.

Uma das responsáveis pelo evento, a pedagoga da Sedu, Juliana Carlette Menegucci, expressou seu contentamento com as conquistas alcançadas: "Chegamos ao final de mais uma etapa e ficamos muito felizes pela conquista de nossos alunos. Estamos gratos pelos desafios vencidos, pela parceria de sempre entre Sedu e a Unis Sul e o empenho em cada detalhe de nossos professores", finalizou.

Instagram: @iasesoficial