Em comemoração ao Dia do Índio – celebrado nesta quinta-feira (19) – a Unidade de Internação Norte (Unis Norte) organizou uma saída pedagógica à Aldeia Temática Guarani, localizada nas margens do rio Piraquê-Açu, no município de Aracruz.
Os adolescentes participaram de uma palestra sobre os povos indígenas Guarani e como eles chegaram onde hoje é o município de Aracruz. Na ocasião, foram revelados detalhes sobre os costumes, convivência, respeito entre os povos, respeito ao meio-ambiente, respeito a natureza e a proibição do uso de drogas pelos jovens indígenas.
Os jovens observaram que na aldeia indígena também tem uma escola, que é composta por profissionais da localidade e que garantem o aprendizado de sua língua materna.
Até os quatro anos de idade, as crianças aprendem apenas a língua Guarani, somente após essa idade é que passam a ter contato com a língua portuguesa. Na alimentação, tudo que provém da caça e da pesca é distribuído igualmente entre os membros da aldeia. Ainda foi possível observar o uso do arco e flecha como costume passado de geração em geração para manter a cultura.
No final, os adolescentes da Unidade assistiram a uma apresentação do coral da tribo, cantada em Guarani. Na Unidade, os adolescentes confeccionaram cartazes representando a cultura indígena.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br