Durante os dias 19 a 21 deste mês, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveu, na Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), o Círculo de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. A reunião foi realizada no auditório do Conjunto de Cariacica.
O projeto foi idealizado pela coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do TJES, Patrícia Pereira Neves, e apresentado pelos facilitadores Jackson dos Santos Martiliano e Carla Silva do Espírito Santo Ribeiro, que fazem parte do Projeto no Coração da Esperança.
O evento teve como objetivo fazer com que os socioeducandos, a partir da vivência do Círculo, consigam repassar os conhecimentos adquiridos a outros adolescentes inseridos na medida socioeducativa, no seio de suas famílias e nas suas vidas como um todo.
"A gente vinha desenvolvendo a Justiça Restaurativa, e o desembargador-supervisor quis trazer para o estado, que é um desejo do Tribunal de Justiça. E, hoje, termos o Poder Judiciário e as instituições constitucionais necessárias e permanentes, o Estado do Espírito Santo, o Sistema Socioeducativo, pensando na humanização desse sistema, na humanização da implantação dessas medidas é um sonho realmente realizado para todos”, disse a juíza Patrícia Neves.
Para que eles consigam também ressignificar aquilo que estão vivenciando, eles são levados a reproduzir o que estão aprendendo por meio dos valores e diretrizes aplicados no Círculo de Paz, a partir do princípio da responsabilização de seus atos, da importância do diálogo e da escuta sem julgamento.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br