Um marco histórico que merece ser comemorado ganhou homenagens na Internação Provisória II (Unip II) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases): o aniversário de 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação foi realizada no último dia 13 na quadra da Unidade e contou com uma dinâmica de grupo feita com os adolescentes.
O objetivo foi esclarecer dúvidas dos próprios jovens sobre as medidas socioeducativas de Internação, Semiliberdade, Liberdade Assistida (LA), Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Internação Sanção. Depois de estudarem, eles fizeram uma autoavaliação e avaliaram também o grupo em relação às medidas, por meio de uma dinâmica.
Além disso, a equipe técnica também contribuiu para a reflexão sobre os prazos das medidas, convivência e comportamento esperado do socioeducando e as implicações que envolvem o período da internação.
Os adolescentes também puderam falar das suas experiências de vida, das dificuldades durante o cumprimento das medidas e aproveitaram o momento para fazerem uma reflexão sobre o futuro.
“Esta ação demonstrou que eles ainda estão absorvendo o que é estar no sistema socioeducativo. Além disso, os feedbacks que tivemos foram ótimos, ouvindo perspectivas de vida positivas e instruindo os jovens sobre processos internos”, avaliou a gerente da Unip II, Márcia Fabiana de Assis.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br