04/04/2018 15h27

Unip I implementa metodologia de trabalho com Práticas de Justiça Restaurativa

A Unidade de Internação Provisória I (Unip I), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), implementou uma metodologia de trabalho com servidores da unidade e familiares dos socioeducandos, por meio da Prática de Justiça Restaurativa, com um Círculo de Diálogo.

A primeira etapa aconteceu nos dias 12 a 14 de março para os servidores da Unip I e da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis). No dia 15, o trabalho foi feito com os familiares dos adolescentes. E no dia 20, foi realizado um segundo círculo também para os servidores. A unidade já está programando para que ocorram novas atividades.

“O uso da metodologia de práticas restaurativas com círculos de diálogo e resolução de conflitos é importante porque aprimora nosso fazer. Imprime um método claro e organizado para criar um ambiente pacífico, reflexivo em que todos possam se expressar de forma respeitosa. Essa ferramenta é um dos passos no processo de mudança da cultura de violência pra cultura do cuidado, do respeito e da disciplina positiva”, falou a gerente da Unip I, Silvia Neitzel.

O curso tem o intuito de implementar a metodologia incorporando com o trabalho realizado dentro da unidade, se adaptando à realidade do instituto.

“O círculo de diálogo tem demonstrado ser uma ferramenta de extremo valor para que as pessoas se escutem e consigam respeitar as opiniões diversas. É uma ferramenta que propicia a empatia e o respeito. Além disso, é uma ferramenta que ajuda na tomada de decisões em conjunto, agregando valor à participação ativa dos envolvidos”, disse a subgerente socioeducativa da Unip I, Inayha Cristina Alves Dalvi.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Rogineiri Reis

Tel: (27) 3636-5484

rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Unip I
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard