"Me movo como educador porque primeiro me movo como gente”, disse Paulo Freire. Para comemorar o centenário de nascimento do educador e filósofo brasileiro, patrono da educação brasileira, a Unidade de Internação Provisória I (Unip I) está realizando o projeto “Primavera com Paulo Freire”. A programação teve início nessa segunda-feira (13) e vai até o próximo dia 24.
“O objetivo é utilizar a chegada da Primavera para apresentar a história de Paulo Freire, bem como as contribuições dele para a Educação de Jovens e Adultos, a EJA, e as concepções por ele defendidas, fazendo uma analogia da chegada dessa estação do ano com os conceitos do educador”, destacou a subgerente socioeducativa, Miriam Barbosa.
A atividade conta com oficinas de arte, que acontecerão entre os dias 20 e 24 de setembro, nas quais os socioeducandos desenvolverão atividades de desenho e pintura com material reciclável, orientados pelo oficineiro Jurandir da Silva Gusmão
Na programação, também foi realizada, nessa segunda-feira (13) até a quarta-feira (15), uma roda de conversa guiadas pela subgerente, pela agente socioeducativa Tuany Desabato e pelo oficineiro Paulo Nascimento de Bossam.
Quem foi Paulo Freire?
Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. Nasceu em Pernambuco, Recife, no dia 19 de setembro de 1921, e faleceu em 02 de maio de 1997, em São Paulo.
Formado na Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Freire é considerado o Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Além disso, é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Ao todo, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br