10/11/2021 13h51 - Atualizado em 10/11/2021 13h58

Unimetro e Unis promovem conscientização à prevenção do câncer de mama e colo do útero

Unis

Como parte da Campanha do Outubro Rosa, a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) realizaram atividades durante o mês de Outubro com socioeducandos e servidores nas Unidades.

Foram realizadas rodas de conversa, confecção de mural, presentes, cartões e dobraduras sobre a temática da conscientização para prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a gerente da Unis, Caroline Amado, essa campanha fortalece e incentiva a saúde da mulher. “Cada ato desenvolvido na Unidade, por mais singelo que seja, contribui para que os servidores compreendam a importância que cada um tem em nosso contexto laboral, e de como sua saúde impacta em seu bem-estar”, disse.

Unis

Na Unis foram realizados quatro encontros, em forma de roda de conversa, com o objetivo de alcançar todas as servidoras da Unidade. “As mulheres puderam dialogar sobre a conscientização, a importância dada à prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, e cuidados com a saúde”, destacou gerente da Unis, Caroline Amado.

Segundo ela, as servidoras relataram um pouco de como cada uma tem feito para manter o autocuidado e incentivaram uma as outras sobre a importância de desenvolver boas práticas de cuidado com o corpo, por meio da alimentação e do exercício físico, além do regular acompanhamento médico.

“Ouvir esses relatos foi importante, pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história das mulheres que trabalham conosco e compartilhar um momento de sensibilização para que nossos cuidados sejam cotidianos em prol de nossa saúde integral”, observou.

Unimetro

Os adolescentes da Unimetro participaram das atividades promovidas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) Francelina Carneiro Setúbal, referência da Unidade. Foram realizadas oficinas, aulas e ações interativas pelos professores da Escola.

O gerente da unidade, Ricardo Peres, explicou que em sala de aula, foram desenvolvidos trabalhos com a temática da campanha, trazendo questionamentos sobre a representação desses meses, como a produção de cartões-presente com o passo a passo do autoexame da mama que foram entregues aos familiares, onde os adolescentes registraram o que aprenderam durante as atividades.

“Durante as aulas, explicamos que não há a necessidade de preconceito ou vergonha em realizar estes exames, falamos ainda sobre o símbolo destes dois meses e seu significado sintomas e características, enfatizamos ainda, sobre as empresas que prestam serviços para a realização e diagnóstico destes exames nestes meses, proporcionando descontos para as pessoas se cuidarem e realizarem os referidos”, pontuou a professora Gemima Meyreles.

Além disso, foram confeccionadas flores de dobradura e dois murais com uma rosa e com mensagens para que os familiares assim que chegasse à Unidade recebessem as mensagens a eles oferecidas.

Também foram desenvolvidas atividades direcionadas às mães e companheiras de socioeducandos, durante o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o professor Leandro Paula Gama.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. Somente a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tende a ser reforçadas durante este mês. No Brasil, a primeira iniciativa, foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminou de cor de rosa, o Obelisco do Ibirapuera.

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard