13/11/2018 14h27 - Atualizado em 15/11/2018 13h35

Unidades Metropolitanas do Iases iniciam as apresentações de encerramento das aulas de Música ofertadas pela Fames

As cinco Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cariacica, realizaram as atividades de encerramento das aulas de musicalização, ministradas pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

As apresentações tiveram início no último dia 5 na Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis). Na Unip I, 39 socioeducandos de quatro turmas de musicalização se destacaram  nos eixos de canto e violão, no estilo street music (música de rua). Já na Unis, a apresentação musical foi realizada por 31 adolescentes e contou, também, com apresentações de canto e teatro.

No dia 7, a apresentação ficou por conta de 12 alunos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Os eventos da semana se encerraram no dia 8, na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) e na Unidade Feminina de Internação (Ufi). A Unip II contou com a participação dos 40 alunos e na Ufi, 16 alunas das oficinas de musicalização apresentaram os eixos de percussão e violão. As duas unidades contaram com a participação musical da cantora Joyce Melo, da pedagoga Silvana Malta e do "Quarteto Ungidos", formado pelos agentes socioeducativos Erivelton, Jonatas, Kenedy e Robsander. 

Todas as apresentações foram realizadas com o acompanhamento dos instrutores musicais de núcleo da Fames.

A diretora socioeducativa do Iases, Alcione Potratz, ressaltou a importância da parceria com a Fames. “A inserção das aulas na jornada socioeducativa das unidades permitiu aos adolescentes o acesso à música e a ampliação dos seus conhecimentos. Foi um processo fundamental de transformação e inclusão social dos socioeducandos do Instituto. É gratificante ver o resultado do trabalho que foi realizado pelas equipes do Iases e da Fames”, disse.

Representantes dos setores da equipe técnica do Iases, Diretoria Socioeducativa (DSE), Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE), e Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec) estiveram presentes nos eventos que também contaram com a presença dos familiares dos socioeducandos de todas as unidades.

As apresentações seguem nas unidades do Sul e do Norte do Estado e na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro).

Parceria Fames

A parceria com a Fames teve início no ano passado, com a oferta de cursos de musicalização para os socioeducandos das Unidades Socioeducativas do Iases. Ela é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Fames e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A Fames já conta anualmente com uma atividade de extensão – que oferece cursos de pequena e média duração à comunidade externa –, proporcionando o conhecimento de educação musical básica, alcançando alunos das escolas públicas e privadas, população de baixa renda e integrantes da terceira idade.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Paula Lima

Tel.: (27) 3636-5484

imprensa@iases.es.gov.br

Tópicos:
Unip I, Unis, Unip II, Ufi, CSE, Fames
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard