27/12/2017 15h50 - Atualizado em 27/12/2017 16h55

Unidades do Norte comemoram o natal

Durante os dias 18 a 22 deste mês, as Unidades de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e Unidade de Internação Norte (Unis Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) organizaram atividades para comemorar o Natal. Com o auxílio de técnicos e adolescentes da unidade, os espaços foram decorados com enfeites confeccionados pelos socieoeducandos.

Na Unip Norte os socioeducandos festejaram o Natal ao lado de seus familiares em celebrações realizadas na quadra poliesportiva da unidade. A programação do evento contou com apresentações do grupo de dança “Belas Artes” do município de São Mateus e da Orquestra da Igreja Evangélica Petencostal Assembleia de Deus de Linhares, cantata de Natal, momento de reflexão com os pastores e, por fim, lanche compartilhado.

“Me sinto bem podendo fazer algo, o tempo passa mais rápido. No próximo natal quero passar ao lado da minha família”, disse M.F, de 17 anos, da Unip Norte.

Para deixar a celebração ainda mais animada foi realizado um Amigo X entre socioeducandos e técnicos, e para encerrar todos participaram de uma ceia.

“O evento proporcionou aproximação entre os familiares e adolescentes e momento de reflexão e troca de afetos. As famílias tiveram participação efetiva, se envolveram de forma positiva e contribuíram a todo momento. Foi perceptível o clima de descontração e contentamento dos adolescentes”, disse Lorena Valfré, subgerente Socioeducativa da Unip Norte.

“Foi muito bom poder estar junto de minha família, principalmente pela data ser tão importante. O Natal é um momento em que as famílias devem sempre estar reunidas para celebrar. Minha família pôde ver de perto minha mudança e crescimento, e sou muito grato. Quando eu estava na rua, muitas vezes não dei importância para estes momentos e agora pude ver a importância do Natal em família, graças a socioeducação”, disse P.H.L.G, 18 ANOS.

Na Unis Norte não foi diferente, o evento contou a presença de familiares dos socioeducandos e apresentação de músicas natalinas cantadas pelos adolescentes.

“A comemoração de natal é sempre um evento muito importante e de muita emoção para as famílias e os socioeducandos, é um momento de muita reflexão e aproximação das famílias e os adolescentes”, disse Sérgio Durão, gerente da Unis Norte.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br