16/07/2019 18h15 - Atualizado em 16/07/2019 18h58

Unidades do Iases são contempladas com investimentos em infraestrutura e esporte 

Todas as unidades socioeducativas do Estado serão beneficiadas com aquisições em diversas áreas.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão sendo contempladas com novos investimentos em infraestrutura e equipamentos esportivos. Esta é a primeira etapa de uma série de investimentos, que estão previstos para acontecer até 2022. 

As áreas selecionadas para receber os investimentos estão elencadas em projetos previamente aprovados pelo BID e que dialogam com o Planejamento Estratégico do Iases. Materiais como mesas, cadeiras, bandeiras, tênis e bolas de futsal, mesas de ping-pong e totó, jogo de dominó e xadrez começaram a ser entregues nas unidades nesta terça-feira (16). Esta remessa de aquisições acontece até o dia 16 de agosto.

Todas as unidades socioeducativas do Estado serão beneficiadas com as aquisições. No campo da profissionalização, as unidades receberão novos materiais pedagógicos para a promoção de atividades e cursos profissionalizantes, nos eixos de gastronomia, saúde e estética, informática e rádio/TV. Além disso, os socioeducandos serão contemplados com novas carteiras escolares, materiais pedagógicos, computadores para os laboratórios de informática e troca de mobiliário, que irão qualificar e subsidiar melhores práticas no universo da escolarização.

Outro ganho importante se apresenta na segurança das unidades, que vão receber novos equipamentos para que o processo de revista seja cada vez mais humanizado. Ainda nesta área, está prevista a aquisição de radiocomunicadores, detectores de metais, cilindros e extintores de incêndio, além da reestruturação de toda a rede elétrica das unidades que compõem o Conjunto de Cariacica.

Para o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, os investimentos irão proporcionar o atendimento a demandas importantes do Instituto e o avanço na política da socioeducação. “O investimento traz melhorias não só aos adolescentes, mas também ao dia a dia dos servidores que atuam no sistema socioeducativo e se empenham neste processo de transformação de vidas”, disse.

Dentre as metas estabelecidas, consta a construção de espaços destinados exclusivamente aos servidores nas Regionais Norte, Sul e no Conjunto de Cariacica, bem como a ampliação de programas de formação, capacitação profissional e aprimoramento das práticas socioeducativas. Também estão previstas a entrega de novas quadras poliesportivas, pavimentação e cercamento dos espaços externos da unidade, além da construção da nova Unidade de Internação Socioeducativa (Unis).

Conheça o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. O BID é a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. Ele oferece suporte financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza, a desigualdade e buscam trazer melhorias na saúde, educação e infraestrutura. Também realiza pesquisas de vanguarda e oferece assessoria de políticas, assistência técnica e capacitação para clientes do setor público e privado em toda a região.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard