02/12/2016 15h28 - Atualizado em 14/12/2016 17h47

Unidades do Iases realizam campanhas de conscientização e qualidade de vida

Durante todo o ano, as unidades que compõe o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizam campanhas de conscientização internas sobre temas de abordagens nacionais e internacionais, trabalhando aspectos pedagógicos com os adolescentes acautelados. Nos últimos meses deste ano, três temas ganharam destaque: o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dia da Consciência Negra.

O Novembro Azul é o momento em que é chamada a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata. Para a data, a equipe da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) realizou uma série de palestras para os adolescentes.

“Foi muito proveitoso, uma vez que os adolescentes desconheciam as características da próstata no aparelho reprodutor masculino e os cuidados para prevenir o câncer. Os adolescentes puderam tirar dúvidas de como se prevenir e ter uma vida saudável após o tratamento da doença”, disse a pedagoga da Unimetro, Renata da Costa Vitorio Fuentes.

Ainda na Grande Vitória, duas outras unidades desenvolveram ações de conscientização. Desta vez, o tema foi o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), danças, teatro, músicas, apresentações de histórias deram o tom da comemoração. Além disso, um curta-metragem foi exibido para os socioeducandos. “O filme abordou a questão do preconceito racial, em que uma menina branca era discriminada pelos colegas negros, provocando reflexões interessantes”, comentou a assistente social da unidade, Graziela Coelho Dias.

Na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) aconteceram debates, além de palestras. Estiveram presentes a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a assistente social e diretora-técnica do Instituto das Pretas, Valquiria Santos Silva e Meyrieli de Carvalho Silva, respectivamente.

“Ouvir e ver a forma como o jovem negro socioeducando se percebe e é percebido em uma sociedade racista comprova o quanto é necessário trabalharmos a identidade negra, bem como as possibilidades de reconstruir novas vivências e histórias”, disse Valquiria.

 

Ações nas regionais

Jovens da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, tiveram orientação sobre câncer de mama por meio de uma palestra ministrada pelas professoras da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) Denize Gomes Duarte e Viviane Camporez Viganor, em outubro. Além disso, outros professores abordaram o assunto em atividades em sala de aula.

Na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), do mesmo município, a importância da prevenção do câncer de próstata ganhou destaque durante o mês de novembro. Aconteceu no local uma palestra com o oncologista José Zago Pulido, que falou sobre a prevenção e tratamentos da doença.

O Dia da Consciência Negra também foi lembrado nas unidades do Sul. A equipe de servidores da Internação reuniu os adolescentes, seus familiares e líderes religiosos em atividades educativas alusivas ao tema. Capoeira, danças típicas e recitação de poesias fizeram parte da celebração.

Na provisória, professores e pedagogos trabalharam atividades musicais e debates voltados ao tema com os socioeducandos. “Estudar os fatos históricos nos ajudam a compreender a relação com o presente, assim como nos torna mais conscientes de nossa luta por direitos iguais”, disse a pedagoga da Unip Sul, Pryscilla Moulin.

Em Linhares, na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), professores e toda a equipe técnica coordenaram apresentações de capoeira, teatro e músicas com os adolescentes. Além disso, a equipe recebeu a presença de missionárias que realizaram trabalhos na África para um bate-papo.

“As missionarias que vieram da África contaram como elas viviam lá e eu não imaginava a importância desse assunto. Eu e meus colegas adoramos porque expressamos nossas opiniões”, disse o socioeducando L.L.B., de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unis Norte.

Na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), também em Linhares, a celebração do Dia da Consciência Negra contou com uma palestra com o tema "Se todos dessem as mãos", dada por alunos da escola Professora Regina Banhos Paixão, localizada no mesmo município. Retribuindo a ação, no dia 25 do último mês, um adolescente acautelado na unidade, um agente socioeducativo, um professor e dois técnicos visitaram a escola para compartilhar experiências sobre socioeducação.

"O objetivo da visita foi desmitificar a ressocialização e o rótulo muitas vezes imposto à pessoa privada de liberdade. O foco foi humanizar a visão dos presentes sobre esta questão", disse o professor Bruno Penha Benicá.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard