23/08/2017 17h55

Unidades do Iases comemoram Dia do Estudante

Na semana em que se comemorou o Dia do Estudante, celebrado no último dia 11, unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizaram atividades extracurriculares e lúdicas com os socioeducandos com a participação e envolvimento de professores da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

A Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) trabalhou a temática durante uma semana na sala de aula, em que cada professor abordou a data de formas diferentes. Entre os trabalhos, os jovens puderam escrever uma letra de rap na aula de Artes, uma gincana de tabuada na aula de Matemática, cartazes sobre o que é ser estudante na aula de História e dinâmicas em grupo, como o soletrando, na aula de Português. Para finalizar as comemorações, eles ganharam um cine-pipoca e bombons. 

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) a data foi lembrada em atividades esportivas, científica, de conscientização e valorização cultural. Uma gincana escolar com competições entre equipes abriu as atividades. A turma que ficou com o primeiro lugar foi o 7° ano B e o segundo lugar foi para o 9° ano, mas todos os adolescentes ganharam uma espécie de saquinho surpresa feito por alguns socioeducandos contendo várias guloseimas.

Na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) não foi diferente: foram desenvolvidas atividades em comemoração à data, como um vídeo exibido em sala de aula sobre a importância dos estudos como alternativa para a construção de uma nova história de vida. A parte lúdica ficou por conta de jogos de tabuleiro e um jogo de perguntas e respostas.

A equipe da unidade de Internação Provisória I (Unip I) preparou uma programação especial: com direito a pipoca e refrigerante, os jovens assistiram ao filme “Um sonho possível”, que retrata a história de superação de um adolescente que vivencia o abandono. Depois, todos puderam desfrutar de um lanche especial.

As jovens acauteladas na Unidade Feminina de Internação (Ufi) tiveram programações durante a semana e finalizaram a comemoração da data com uma confraternização com pipoca, sorvete, brincadeiras e filme.

Regionais

Por meio de uma aula diferente, os socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, celebraram o Dia do Estudante. O momento, realizado na quadra de esportes, contou com brincadeiras, como jogo de perguntas e respostas relacionadas ao que os jovens aprenderam nas aulas, cabo de guerra, entre outras.

Os professores juntamente com a equipe pedagógica da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) promoveram uma grande gincana que contou com diversos jogos lúdicos, como pique-bandeira, queimada, torta na cara, soletrando, dança das cadeiras, entre outros. Os adolescentes puderam participar de sessões de cine-pipoca e rodas de conversa que aconteceram ao longo da semana.

Já na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), foram organizadas atividades para como soletrando, queimada, karaokê, “Qual é a música?” e um momento pra lá de especial: uma palestra com um egresso do sistema socioeducativo que falou sobre a importância da educação como fator de mudança de vida.

Fechando as programações, a Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), promoveu uma gincana com brincadeiras como perguntas e respostas, “Qual é a música?”, jogo de mímicas, pula corda, queimada e cabo de força. Também foi realizado um campeonato de jogo de botão e dois socioeducandos toaram violão e teclado no ambiente escolar. Ao final, os adolescentes ganharam picolés e um marcador de página com a oração do estudante.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard