Já em ritmo do Carnaval, algumas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) prepararam uma programação especial para os socioeducandos. Teve oficina de confecção de máscaras, de decoração, de fantasias e até bailinho de Carnaval.
Foi o caso da Unidade de Internação Feminina (Ufi). Nesta quinta-feira (24), as oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade curtiram um bailinho de Carnaval com direito a uso de fantasias criadas por elas , além de muitas brincadeiras típicas como passar embaixo da corda, trenzinho, dancinhas, e as tradicionais marchinhas antigas.
“As adolescentes participaram de uma oficina para criar as fantasias e a decoração do Carnaval da Ufi. Tudo foi feito com material que já tínhamos na unidade, como foi o caso da fantasia da Emília criada toda com TNT, EVA e papel crepon”, disse a gerente da Unidade , Mayra Barcelos.
Participaram da festa os profissionais da Secretaria de Educação que atuam na Unidade e os demais servidores.
Já os adolescentes da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, participaram de uma oficina de artesanato para confeccionar máscaras e outras decorações temáticas. Os adereços já estão enfeitando as moradias e espaços comuns da Unidade desde essa terça-feira (22).
Segundo o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão, a atividade teve início no último dia 14. “ Nós trabalhamos o Carnaval de forma educativa e lúdica. Durante a oficina, os elementos-símbolos do Carnaval foram ensinados de forma a fazer com que eles assimilem alguns conceitos como o trabalho em equipe, a estética, higiene pessoal, o respeito e a disciplina. Sem sombra de dúvidas, o envolvimento dos socioeducandos e o trabalho em equipe foram fundamentais para o sucesso dessa atividade”, relatou.
A agente socioeducativa do setor Inclusão social, Camila Sacramento, explicou que os objetivos dessa oficina foram oferecer para os adolescentes o conhecimento histórico sobre a maior festa popular do Brasil, bem como suas características, e levá-los a uma reflexão sobre comportamento e cuidados em datas festivas como o Carnaval. “Apresentamos as diferentes características culturais que o Carnaval tem e buscamos estimular ao máximo a criatividade dos socioeducandos para eles produzirem as peças e entrem no clima”, afirmou.
Um dos socioeducandos de 17 anos e participantes da oficina destacou o papel da atividade na sua formação enquanto cumpre a medida. “As oficinas são a chance de começar uma nova vida, pois tudo que estou aprendendo aqui me faz querer mudar de vida e me tornar uma pessoa melhor. Por isso, achei de grande importância à iniciativa em decorar a unidade para o Carnaval, pois nos faz relembrar momentos alegres dos carnavais em família e amigos”, destacou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial