20/04/2017 18h15 - Atualizado em 25/04/2017 18h41

Unidades do Iases fazem programação de Páscoa

Na última semana, equipes que atuam em algumas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases) aproveitam o feriado de Páscoa para desenvolver ações alusivas à data com os adolescentes. Entre as atividades, oficinas de trufas e confecção de cartazes com mensagens religiosas.

Na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), os trabalhos tiveram o objetivo de transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando valores, boas ações e boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porque de partilhar. Para tal, aconteceram conversas, foram confeccionados e apresentação de slides. Ao final, os jovens dividiram pães e vinhos, símbolos tradicionais da data.

Já na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), os jovens fizeram uma oficina de trufas de chocolate, ministrada pela pedagoga Andréa Tozato. A atividade já faz parte do calendário anual do local. Além de colocarem a mão na massa, os adolescentes aprendem sobre empreendedorismo e comercialização do produto final.

Os jovens do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) participaram de uma programação que envolveu apresentações em cartazes de forma lúdica sobre Páscoa e também sessões de filmes e jogos.

A Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) preparou uma semana inteira de atividades, iniciando com a presença dos familiares, que levaram um lanche para ser partilhado por todos e puderam assistir apresentações musicais dos socioeducandos. Os servidores comemoraram com amigo secreto em que o presente era chocolate. Além disso, foi realizado um culto ecumênico, celebrado por pessoas da Igreja Metodista Wesleyana, Igreja Assembleia de Deus Águas Limpas, Igreja Batista Renovada e Federação Espírita. Encerrando as atividades, os filhos dos internos também participaram de uma apresentação de teatro sobre renascimento.

“Foi muito importante termos estes momentos na unidade pelo compartilhamento de sonhos, de alimentos e de orações. Essas atividades trouxeram tranquilidade pra gente, todos ficaram muito satisfeitos em poder participar das ações”, contou a gerente da Unimetro, Simônia Figueiredo.

Regionais

Servidores das unidades regionais do Iases também desenvolveram ações com os jovens com o tema da Páscoa. Na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, a equipe pedagógica, juntamente com os professores da Secretaria de Educação (Sedu), realizaram um teatro nomeado “Paixão de Cristo”, em que os alunos se caracterizaram com roupas confeccionadas nas aulas de artes feitas em papelão, TNT, cartolina, jornal e EVA. Houve também momentos de oração e explicação do sentido da Páscoa.

Já na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, além dos trabalhos pedagógicos que são realizados todos os anos nas moradias com os adolescentes sobre o sentido da Páscoa e seus símbolos, os adolescentes puderam aprender a faz ovos de chocolate para que, futuramente, possam gerar renda e serem empreendedores.

“Os socioeducandos se empenharam ao máximo e prestaram bastante atenção nas instruções e dicas para confeccionar os ovos da forma correta. Eles aprenderam a fazer ovo trufado e se saíram muito bem. Chagaram a fazer os cálculos de quanto podem ganhar com o negócio”, contou a subgerente Socioeducativa, Sarah Marinatto.

Na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), também de Linhares, a comemoração aconteceu na quadra da unidade. Com apoio de uma igreja evangélica local, o evento contou com orações, louvores, apresentação teatral e partilha de alimentos. Antes disso, durante a semana que antecedeu a data, foram desenvolvidas oficinas de artesanato e a equipe técnica realizou rodas de conversa e grupos temáticos sobre o significado da páscoa.

“Participar de uma peça teatral representando o papel de Jesus foi uma responsabilidade enorme, jamais vou esquecer”, disse o socioeducando da Unip Norte A.B.F.T .

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br