15/05/2018 14h19

Unidades do Iases comemoram Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, que este ano foi celebrado no dia 13 de maio, servidores das equipes técnicas do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) buscaram formas em que os socioeducandos, por meio de atividades praticadas dentro de suas respetivas unidades, pudessem preparar mimos e apresentações simbólicas para os familiares que vão à unidade para visita aos domingos.

Jovens da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) criaram quatro murais interativos, confeccionados ao longo de duas semanas durante as aulas. Um deles simbolizava um jardim, em que os filhos colocaram flores de papel com mensagens para que suas mães pudessem “colher”. Para parabenizar as mães que são servidoras, a pedagoga Patricia Naves preparou uma surpresa: um bombom serenata dentro de uma flor feita de EVA com uma mensagem.

A Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu atividades na semana que antecedeu o evento. A equipe técnica confeccionou lembrancinhas com os socioeducandos, cartões e ornamentação do espaço de convívio. As professoras da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam na unidade Angélica Caetano e Lindonor Pacheco trabalharam poesias autorais com os alunos para que os mesmos apresentassem os poemas no dia da confraternização com as famílias. Para completar a celebração, o professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) que leciona na Unip Sul, Jairo, ensaiou músicas que foram apresentadas pelos socioeducandos.  

Já a Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, optou por levar 12 internos para uma saída pedagógica ao Shopping Patiomix para que os socioeducandos pudessem lanchar, ir ao cinema e o principal: comprar presentes para suas mães com o dinheiro fruto de próprio trabalho. Ao longo da semana que antecedeu o dia da comemoração, os socioeducandos ensaiaram para uma apresentação musical que animou o dia.

“Só tenho uma palavra para descrever este momento: foi incrível. Com todas as coordenações das equipes pedagógicas e de segurança, conseguimos levar os jovens para um shopping em véspera de Dia das Mães, em que o movimento é grande. Poder dar a eles a chance de comprar os presentes para as mães com dinheiro fruto do esforço do trabalho teve muito significado pra eles. Ficamos muito felizes com essas conquistas e em ver a mudança de cultura neles”, avaliou Sérgio Durão, gerente da Unis Norte.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard