14/10/2021 16h46 - Atualizado em 14/10/2021 16h58

Unidades do Iases comemoram Dia das Crianças

Alegria, brincadeiras e comemoração. Esse foi o clima das celebrações do Dia das Crianças realizadas, na última semana, nas unidades de Internação Provisória Norte (Unip Norte), de Internação Norte (Unis Norte), de Internação Sul (Unis Sul) e na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro). A ação envolveu atividades interativas com os socioeducando, filhos e familiares, com comidas, brincadeiras e presentes confeccionados pelos próprios pais que estão em privação de liberdade.

Unis e Unip Norte

A celebração na Unis Norte e na Unip Norte foi realizada com o intuito de fortalecer os laços familiares e reforçar o vínculo afetivo entre pais e filhos. A comemoração foi realizada na área de multiuso das unidades. “Para tornar essa data ainda mais especial, cada socioeducando confeccionou uma bola de feltro para os meninos e uma boneca de lã para as meninas”, destacou a gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez.

Também foi comemorado o aniversário de dois anos da filha de um dos socioeducandos de 17 anos, na Unip Norte. “Hoje, me senti feliz porque comemorei o aniversário da minha filha, mesmo que privado da minha liberdade. Espero que o próximo possa ser melhor e que eu possa estar no meu lar com a minha família. Agradeço aos técnicos e a toda comunidade socioeducativa”, disse o socioeducando.

A companheira do socioeducando, uma jovem de 19 anos, agradeceu a oportunidade de celebrar o aniversário da filha com o pai. “ Amei o dia de hoje e espero na próxima estarmos todos juntos e vivendo muitas mudanças. Foi um dia maravilhoso”, comentou.

Segundo o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão, os socioeducandos que também são pais puderam passar o dia ao lado dos filhos e entregaram um presente confeccionado por eles durante as oficinas.

Unis Sul

Já na Unis Sul, as comemorações foram antecipadas e ocorreram durante toda a semana que antecedeu o Dia das Crianças. Foram realizados momentos lúdicos com apresentação musical, distribuição de sacolinhas surpresas contendo guloseimas, entre elas, algodão-doce. “O objetivo do evento foi promover a integração dos adolescentes com os técnicos e os agentes socioeducativos, incentivando a cooperação e o espírito de equipe”, ressaltou o subgerente da unidade, Alessandro Mateus.

Rodas de pagode animaram as comemorações. “A música estimula habilidades, como criatividade, senso crítico, expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, respeito ao próximo, autoestima, entre outros. Por isso, escolhemos essa atividade”, afirmou a técnica Carla Libardi.

De acordo com o subgerente da unidade, a comemoração envolveu os socioeducandos e a equipe socioeducativa em um clima de bastante diversão e entretenimento. “As atividades ocorreram como uma maneira de auxiliar o desenvolvimento psicossocial e cultural dos adolescentes e estimular a integração com toda a equipe da unidade, tanto a técnica quanto a de segurança. O resultado foi muito positivo para ambos”, avaliou Mateus.

Unimetro

Para festejar o Dia das Crianças e ampliar a convivência, a Unimetro realizou, na quadra de esportes, o 4º Encontro dos Pais. O evento vem sendo realizado desde o mês de julho. A comemoração contou com oficinas pedagógicas de Convivência Familiar. Na atividade, os socioeducandos que são pais tiveram a oportunidade de confeccionar brinquedos para dar de lembrança aos filhos e entregar ao final do evento.

Segundo a subgerente da Unimetro, Marta Pinto, a atividade foi realizada com os cuidados e orientações para garantir a saúde dos socioeducandos. “O encontro foi repleto de emoção e muito afeto. A equipe preparou lanches, ambientação, espaço de brinquedoteca, pula-pula e jogos como forma de interação e convivência entre pais, filhos e companheiras. As crianças interagiram com seus pais e a ação proporcionou aos jovens um momento de reflexão com os familiares, que, inclusive, refletiu nas ações dos socioeducandos no cotidiano da comunidade socioeducativa”, salientou.

Para a realização do evento, a unidade contou com o apoio das três diretorias do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), que enviaram lembrancinhas para os socioeducandos e filhos, e do coordenador Leandro Silva e o subgerente de Segurança, Adilson Santos, no planejamento e na execução da segurança preventiva.

Encontro dos Pais

O Encontro dos Pais é uma visita que ocorre na terceira semana de cada mês na Unimetro, desde julho de 2021. “É uma estratégia de intervenção técnica que foi iniciada como forma de superar o vazio existencial que a suspensão temporária das visitas presenciais dos filhos e companheiras acarretou com a pandemia da Covid-19”, informou o gerente da Unimetro, Ricardo Peres.

Vários socioeducandos relatavam o desejo de rever os filhos pessoalmente ou mesmo conhecê-los, visto que alguns dos jovens se tornaram pais durante este período de isolamento social. “Por isso, foi criada a visita assistida dos filhos dos socioeducandos, sendo essa acompanhada por agentes socioeducativos e técnicos de referência, proporcionando assim a aproximação dos familiares”, explicou Ricardo Peres.