10/05/2022 15h33 - Atualizado em 12/05/2022 14h47

Unidades do Iases celebram o Dia das Mães

O Dia das Mães foi marcado por muitas emoções nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Entre os dias 05 e 08, as unidades promoveram diversas ações para homenagear as mães dos socioeducandos e também as servidoras.  Na Unidade de Internação Feminina (Ufi), as comemorações aconteceram durante a visita nesse domingo (08). As dez adolescentes produziram diversas lembranças para entregar para suas mães e para as servidoras da unidade.

 

A gerente da Ufi, Mayra Barcelos, dise que a homenagem começou com a visita normal às 12 horas e, às 14 horas, foi iniciado o evento. “As meninas receberam as famílias com um coral cantando ‘Como é grande o meu amor por você’ e, em seguida, recitaram um poema, cada uma lendo uma estrofe. Além das mães também havia tios, primas, avós, irmãos e irmãs das adolescentes. Foi muito emocionante", comentou.

Após a apresentação , foi feito um sorteio entre as mães das socioeducandas. “ Foram sorteados kits de manicure, esponja de limpeza facial, porta-retratos, pano de prato e esmaltes”, contou Mayra Barcelos que acrescentou ainda que as mães servidoras também participaram de um sorteio realizado entre elas na última sexta-feira (06).

Ainda segundo a responsável pela Ufi, após o sorteio, foi feita uma Assembleia com toda a comunidade socioeducativa, para falar sobre assuntos da unidade, administrativos, programa e o evento foi encerrado com um coffee break.

Já no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), a equipe gestora preparou uma homenagem às servidoras da unidade que são mães e para as colaboradoras das empresas terceirizadas.  A ação aconteceu na manhã da última sexta-feira (06) e contou com a participação dos adolescentes.

“É muito importante cuidar bem de quem cuida de nós, por isso precisamos sempre exaltar a importância da figura da mãe na nossa sociedade como sinônimo de amor, proteção, força e acolhimento. Durante a homenagem, os socioeducandos deram um toque a mais com o dedilhado no violão e músicas que trouxeram imensa alegria e emoção”, afirmou o gerente do CSE, Jurandir José da Silva Filho.   A programação contou ainda com sorteio dos itens que promoveu muita descontração e foi encerrada com um café da manhã.

 

No norte do Estado, na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) também não foi diferente.  Muita emoção marcou a celebração do Dia das Mães na última quinta-feira (05).  Uma surpresa especial foi preparada para as servidoras da unidade.

“Os agentes socioeducativos prepararam apresentações de vídeos com os filhos das servidoras com mensagens de felicitações de Dia das Mães, foi um momento cheio de emoção. A surpresa veio acompanhada por um lindo mural de fotos, lembrancinhas e sorteios de brindes”, afirmou a gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez.

 A programação contou também com a participação do grupo “Cantarola”, coordenado pela Secretaria de Assistencial Social da Prefeitura de Linhares que apresentou canções especiais para a data, além de brincadeiras, apresentações artísticas, mensagens, entrega de rosas confeccionadas pelos adolescentes nas oficinas pedagógicas e uma emocionante chuva de pétalas de rosas.

 

“O evento do dia das mães foi emocionante! A organização, as apresentações dos adolescentes, o grupo musical, as lembrancinhas, todos os detalhes marcaram o dia. Tudo muito lindo e preparado com muito carinho pela equipe pedagógica da Unip Norte”, elogiou a assistente jurídica, Rosana Keila Santana de Souza Nascimento.

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard