07/12/2021 15h48 - Atualizado em 28/12/2021 17h11

Unidades do Iases celebram mês da Consciência Negra

Em alusão ao mês da Consciência Negra, comemorado em novembro, algumas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveram ações para celebrar a data e divulgar a cultura negra.

As atividades foram realizadas na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e na Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul) e contaram com o apoio da Secretaria de Educação (Sedu), da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e das equipes técnicas das Unidades.

Na Unip I, a equipe realizou rodas de conversa sobre o tema no dia 18 e 30 de novembro, no auditório e na sala de leitura do Espaço Pedagógico. “As atividades foram  desenvolvidas com os professores da Sedu e Sectides marcaram o fechamento da comemoração ao mês da Consciência Negra, culminando em um almoço com comidas típicas da culinária brasileira, tendo a feijoada como uma criação culinária dos africanos que vieram para o Brasil”, disse a subgerente, Miriam Barbosa.

No dia 03 de dezembro, a Unip Norte realizou o evento de Encerramento do Projeto Trimestral Pedagógico Sedu-Iases da área de Ciências Humanas, “Diversidade, Respeito às Diferenças”.

“O projeto contou com a confecção de cartazes, músicas, telas e danças em homenagem a Semana da Consciência Negra. Foi muito gratificante ver o envolvimento dos adolescentes. Eles interagiram com todo o projeto desenvolvido, respeitando as particularidades de cada um e defendendo o direito a igualdade. Ver o brilho a alegria no olhar de cada adolescente no da força e nos encoraja cada vez mais a lutar pelos nossos ideais”, relatou a pedagoga do Iases, Sandra Rodrigues Tolentino.

Já na Unis Sul, os docentes da Sedu e equipe técnica desenvolveram o projeto “Dia da Consciência Negra”, entre os dias 16 e 19 de novembro e envolveu alunos de todos os níveis de escolaridade no projeto.

O evento proporcionou a participação direta dos alunos como: colagem de cruzes em memória das vítimas de racismo com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; apresentações teatrais com os temas: “A história da feijoada” e “Expressões Racistas” apresentadas pelos alunos do 6º ano; apresentação musical dos alunos do 7º ano e Ensino Médio; apresentação da história de Rosa Parks pelos alunos do 8º ano e apresentação de uma música autoral dos alunos do 9º ano.

O ponto alto do projeto aconteceu no dia 19 de novembro com apresentação musical e diversas homenagens sendo uma delas à Dona Izolina e ao Senhor José Luiz, representantes da cultura e experiências religiosas de matrizes africanas e também mestra do “Bate-flechas” e “Caxambu” de Cachoeiro de Itapemirim, além da presença de um grupo de Roda de Samba. “Dona Izolina deu uma “aula cultural”, explicando elementos e significados da cultura afro-brasileira local e respondeu os questionamentos feitos pelos presentes e ao final o grupo de “Roda de Samba” do bairro cachoeirense “Bela Vista” se apresentou gerando momentos de contentamento e descontração”, afirmou técnica da Unidade, Carla Libardi.

De acordo com ela, o projeto abordou todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, trazendo assuntos e reflexões a respeito da valorização, do combate ao racismo, igualdade entre os seres humanos e contribuições da cultura afro-brasileira a nossa sociedade. “As dinâmicas do Projeto foram implementadas de forma lúdica e oportunizou os alunos a participarem ativamente, de forma autônoma e criativa de ações alusivas à cultura africana e afrodescendente no Brasil”, relatou.

Ainda na Unis Sul, no dia 17 de novembro, foi realizado um momento reflexivo junto aos socioeducandos sobre a importância dos povos negros na sociedade e de se respeitar a diversidade cultural existente em nosso país pautado no respeito e dignidade humana. A atividade foi conduzida pelo psicólogo Reinaldo Ferreira de Oliveira, na quadra da Unis Sul.