12/12/2023 16h12 - Atualizado em 12/12/2023 16h36

Unidade Feminina do Iases agora conta com alojamento materno-infantil

Um quarto decorado com desenhos infantis e com móveis novinhos para receber as socioeducandas gestantes e aquelas com bebês de até seis meses. É desta forma, cercada de todos os cuidados, que a Unidade Feminina de Internação (UFI) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) vai receber as jovens mamães. A unidade agora conta com um alojamento materno-infantil.

A conclusão da reforma do local aconteceu no último dia 29 de novembro e foi uma parceria entre o Iases, por meio da Diretoria Administrativa-financeira (DAF), e o Instituto Maternus que doou os móveis que compõem o quarto: berço, cama de apoio, cômoda e itens de decoração com tema infantil.

“Entre os compromissos da atual gestão do Iases está o cuidar de perto da saúde dos nossos servidores e dos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em uma das unidades do Instituto, e isso inclui as socioeducandas gestantes, bem como seus filhos.  O vínculo entre mãe e filho durante a primeira infância é muito forte e precisa ser preservado e cuidado para a formação dessa criança ao longo de sua vida. Foi pensando nisso que decidimos reformar esse espaço para oferecer um ambiente afetivo, seguro, salubre e com condições e estímulos adequados a mãe e bebê”, explicou o responsável pela DAF, Wesley da Silva.

De acordo com a gerente da UFI, Mayra Barcelos, o quarto ficou igual ao que é oferecido para as internas aqui do Estado. “Participar com o Iases da construção do quarto materno infantil mais estruturado e que oferta mais dignidade ao cumprimento da medida dessas adolescentes e jovens é motivo de grande satisfação”, disse.

Mayra Barcelos contou que além da reforma do espaço físico, a revitalização do espaço materno envolveu a formação da equipe multiprofissional da Unidade que lida com o público em questão. “Preparamos nossos servidores para o recebimento de adolescentes que estiverem nessas condições e para qualificar o cuidado e olhar necessários às crianças nessa fase do desenvolvimento”, contou.

 

Segundo o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) devem ser garantidas às adolescentes gestantes e lactantes, cuidados relativos à gestação como alimentação, hidratação e toda atenção necessária ao desenvolvimento saudável de sua gravidez ou período de lactação.

 

  

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard