03/05/2023 13h15 - Atualizado em 03/05/2023 13h17

Unidade Feminina de Internação do Iases promove palestra sobre diversidade de gênero

A equipe da Unidade Feminina de Internação (UFI) organizou uma palestra sobre a diversidade de gênero, com o objetivo de promover a reflexão sobre como adolescentes e jovens LGBTQIAPN+ vivenciam suas orientações sexuais e de gêneros durante a internação. A ação contou com a participação do presidente do Conselho Estadual LGBT, João Lucas Cortês de Souza, e teve como público-alvo tanto os servidores quanto as adolescentes da unidade.

A ação foi realizada no dia 04 de abril. De acordo com a gerente da Unidade Feminina de Internação, Mayra Amado Barcelos, a Instrução de Serviço nº 230, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), estabelece parâmetros e procedimentos para o atendimento à população LGBTI+ em situação de privação ou restrição de liberdade nas Unidades Socioeducativas.

“O cumprimento da medida socioeducativa também deve considerar a diversidade de gênero. Por isso que as adolescentes e jovens travestis e transexuais em cumprimento de Medida de Internação devem ser encaminhadas à Unidade Feminina, de acordo com a identidade de gênero autodeclarada. Já os adolescentes e jovens transexuais devem ser encaminhados à mesma unidade, considerando o potencial risco de violência de gênero. Atualmente, nossa unidade conta com quatro adolescentes trans”, explicou Mayra Barcelos.

Ela contou ainda que a participação dos servidores na palestra foi pensada na atualização das abordagens durante o serviço, bem como na reflexão sobre as quais os discursos públicos são mobilizados por quem atua nas políticas públicas socioeducativas acerca de adolescentes e jovens LGBTQIAPN+. “A iniciativa da UFI visa a promover a reflexão sobre a construção de identidades de gênero durante a medida socioeducativa e contribuir para uma comunidade socioeducativa mais inclusiva e respeitosa”, completou a gerente da unidade.

Participaram da palestra dois agentes socioeducativos e um técnico da Unidade de Internação Provisória ll (Unip ll) e servidores que atuam na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis).