07/07/2023 14h19

Unidade do Iases recebe mostra cultural produzida por alunos de escola referência

Os socioeducandos e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Francelina Carneiro Setúbal, sediada na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), apresentaram a Mostra Cultural do Projeto “Afro Culturas” para celebrar os 135 anos da abolição da escravidão no Brasil. Os socioeducandos tiveram a oportunidade de conhecer a riqueza da cultura de matriz africana, incluindo comidas típicas, músicas, instrumentos, tecidos e bandeiras.

A exposição aconteceu no dia 23 de junho e contou com a participação de toda a equipe da Unidade de Internação Metropolitana e dos jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

"Foi um momento importante e que reuniu toda a comunidade socioeducativa, dando oportunidade de integração por meio da visitação das produções mútuas. A mostra cultural promovida pelos alunos da Escola Francelina Carneiro Setúbal evidenciou não apenas a valorização das culturas africanas, mas também a conscientização ambiental, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências enriquecedoras”, avaliou a gerente da Unimetro, Lorena Carvalho Nicoline.

Durante a mostra, os professores ressaltaram a importância das questões raciais que ainda são vivenciadas na atualidade. Além disso, os alunos da 1ª série do Ensino Médio apresentaram as bandeiras nacionais dos países africanos e distribuíram folders produzidos por eles mesmos durante as aulas de Informática. "Nem acredito que fomos capazes de fazer esse material. Eu via um papel desse na rua e hoje tenho um feito por mim mesmo. Muito massa!”, enfatizou um dos socioeducandos.

Já os jovens que estão na 8ª etapa do ensino realizaram uma atividade de encapar cadernos com tecido chitão, amplamente utilizado durante a época da escravidão para a confecção de vestimentas e ornamentação de festividades. Após a mostra, os cadernos foram recolhidos e vistoriados pela Equipe Técnica e entregues às respectivas mães durante a visita dominical.

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, os docentes da escola trabalharam com os alunos a importância da conscientização ambiental.

“Os jovens cultivaram uma horta sustentável com mudas de alface e todo o processo foi conduzido e orientado pela professora Patrycia Pansini de Oliveira. A experiência despertou o interesse dos alunos, que já estão pensando em projetos futuros relacionados à horta”, acrescentou Lorena Carvalho Nicoline.



Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard