17/11/2021 17h33

Unidade do Iases inova e oferece Atendimento Educacional Especializado aos socioeducandos

De forma inédita, a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), está oferecendo Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa no local.

Mesmo diante de tantos desafios em nosso contexto, observamos que a escola tem buscado cada vez mais agregar seu fazer educacional às necessidades individuais dos adolescentes. Dentro do meio socioeducativo, a Unis é pioneira e também a única a ofertar essa ação”, afirmou a gerente da Unidade, Caroline Amado Barcelos.

A pedagoga da Sedu que atua com os demais profissionais da educação na Unis, Alba Bernardino, explica que o AEE conecta o aluno ao ambiente onde está inserido e ajuda na desobstrução das barreiras no processo de escolarização. “Os recursos didáticos são adaptados e as atividades preparadas de acordo com a necessidade do aluno”, afirmou.


A unidade também oferece o reforço escolar que, atualmente, está sendo aplicado
com nove adolescentes de 12 a 16 anos, no período da manhã. O objetivo dessa ação é consolidar os conteúdos já ministrados em sala de aula. O atendimento é individualizado e conta com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, nas quais são identificadas as dificuldades específicas de cada aluno e, assim, podermos trabalhar melhor a compreensão efetiva das matérias”, disse Alba Bernardino.

Ela conta ainda que, aos poucos, os socioeducandos são reinseridos às turmas possibilitando que outros alunos também possam receber o reforço. “Quanto ao Atendimento Educacional Especializado, apenas um aluno faz parte do processo e é acompanhado todos os dias durante o período escolar”, explicou a pedagoga.

A gerente da Unis ressaltou ainda a importância da parceria entre escola e Unidade para alcançar os objetivos. “Essas duas ações têm contribuído com o desenvolvimento dos socioeducandos no processo estudantil e são conquistas que batalhamos por muitos anos.  A intenção é que sejam mantidas e ampliadas. Além disso, os professores, a coordenadora e a pedagoga da Sedu, junto a Unis, têm contribuído para esse processo, assim, ampliando e fortalecendo o diálogo entre os parceiros ”, pontuou Caroline Amado Barcelos.

Texto: Fernanda Pontes             


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard