04/11/2021 17h57 - Atualizado em 05/11/2021 15h26

Unidade do Iases conquista 3º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Gerente da Unip Norte, Rita de Cássia.

O projeto “Cultivando Ações dentro da Socioeducação”, realizado na Unidade de Internação Provisória da Regional Norte (Unip Norte), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) conquistou o 3º lugar na categoria Poder Público, no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021.

“Esta premiação é motivo de orgulho para o Instituto e, de forma especial, para os servidores da Unip Norte.  Em meio a tantos desafios inerentes à socioeducação, a Unip Norte executa este projeto há alguns anos e agora, merecidamente, colhe seus frutos”, parabenizou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

Modesto prosseguiu: “esta horta, mais que suas hortaliças e verduras, produz esperança, cooperativismo, responsabilidade, organização e, obviamente, ensinamentos pessoais e profissionais que os adolescentes levarão para o resto da vida. A Diretoria do Iases congratula todos os servidores envolvidos neste premiado projeto e deseja excelentes colheitas futuras.”

A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 27 de outubro, no Cerimonial La Palace, em Linhares. Participaram da solenidade de entrega do prêmio a gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez; a diretora socioeducativa, Fabiana Malheiros; a subgerente socioeducativa, Lorena Valfré; e o psicólogo Renato Luch Marassati.

“Essa foi a primeira vez que inscrevemos um projeto no concurso e fomos premiados. Para nós, esse reconhecimento nos enche de satisfação, orgulho, alegria e certeza de que estamos no caminho certo da socioeducação, por meio de uma gestão participativa e com foco no desenvolvimento humano. A comunidade socioeducativa está muito feliz com esse reconhecimento e motivada a criar cada vez mais ações em prol da socioeducação”, destacou a gerente da unidade, Rita de Cássia.

O projeto

O projeto “Cultivando Ações dentro da Socioeducação” foi idealizado pelo psicólogo Renato Luch Marassati e é desenvolvido desde 2017, mas remodelado ao longo dos anos. A ação visa a estimular nos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Unidade o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade, o convívio comunitário, a educação alimentar e a consciência ambiental, por meio da participação dos adolescentes na montagem e cultivo da horta da unidade.

Cultivada de forma 100% natural e orgânica pelos socioeducandos com o auxílio dos agentes socioeducativos e dos colaboradores da unidade, a horta da Unip Norte, atualmente, ocupa uma área plantada de 280 metros quadrados e produção semanal de várias espécies como: couve, cebolinha, alface, berinjela, abóbora, pimentas variadas, aipim, alho-poró, mostarda, jiló e repolho. As hortaliças são destinadas ao consumo interno na unidade, aos servidores e aos colaboradores que, por meio do modelo de consumo colaborativo, ajudam a custear a manutenção do projeto.

Prêmio

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade é um projeto cultural realizado anualmente pela Rede Gazeta com o objetivo de difundir as experiências de sucesso na preservação e recuperação dos recursos naturais visando a despertar as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável do meio ambiente.