13/05/2022 17h46 - Atualizado em 13/05/2022 17h58

Unidade do Iases comemora 13 anos de criação

A segunda unidade mais antiga do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) comemorou 13 anos de funcionamento nessa quinta-feira (12).  Para celebrar a data, foi promovido um café da manhã com direito à parabéns e bolo de aniversário confeitado para o aniversariante do dia: o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

"Desde sua inauguração, o CSE foi referência nacional no modelo arquitetônico socioeducativo. Muitos foram os desafios ao longo desses 13 anos, por saber que apenas cimento e lajota não promovem socioeducação. E, em 2019, iniciamos uma nova história no CSE, com nova gestão, nova metodologia de trabalho e um novo fazer socioeducativo.  Atualmente, estamos promovendo uma reforma total na Unidade, e ainda construindo uma quadra poliesportiva novinha. O trabalho não para e a nossa missão é a satisfação dos nossos servidores e proporcionar oportunidades para os nossos adolescentes”, afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

Além da equipe de gestores e dos socieducandos do CSE, também estiveram presentes na comemoração, a gerente da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Lorena Carvalho Nicoline; a gerente do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), Thaís Fernandes Pereira; a ex-subgerente socioeducativa do CSE, Esdras Roberta de Jesus Morati Vieira, a gerente da Unidade de Internação Feminina (Ufi), Mayra Amado Barcelos de Oliveira;  a subgerente de Segurança e o coordenador de segurança da Ufi, Clarissa Charille Penha e Fábio Couto Rosa.

“Comemorar esta data é de suma importância para todos. Ela nos faz refletir, pois nos permite avaliar como iniciamos e o que conquistamos ao longo dos anos, pois é observando o passado que mudamos o futuro, por meio de ações inovadoras. São 13 anos de um trabalho incansável de contribuição com o processo formativo, reflexivo e crítico na formação dos socioeducandos. Um trabalho totalmente voltado ao investimento humano, que possibilita a construção de uma nova vida, de uma história longe da ilicitude e na construção de um projeto de vida e na ressignificação da própria vida”, destacou o gerente do CSE, Jurandir José da Silva Filho.

Os convidados puderam assistir a uma apresentação musical feita pelos adolescentes/jovens da fase conclusiva que participam da oficina de música e violão coordenada pelo agente socioeducativo Marcos Vinicius. Eles tocaram e encantaram a todos com a música " Galho Seco".  "Esse agente foi quem recebeu o primeiro adolescente na unidade, há treze anos atrás", informou Jurandir José da Silva Filho. Ao final, foi apresentado um vídeo com várias imagens de algumas ações que marcaram a trajetória da unidade.

O responsável pelo CSE também ressaltou a importância da dedicação dos profissionais que atuam diariamente em busca do oferecimento de novas oportunidades para esses jovens.  “A dedicação em oferecer um serviço de qualidade, manifesta-se nas coisas mais simples que nós propomos a fazer, seja numa oficina, um atendimento, uma palestra, uma intervenção humanizada, um círculo restaurativo, uma segurança preventiva, uma oficina de música, um laboratório de informativa e outras inúmeras ações realizadas pelas nossas equipes de trabalho é o que nos move com a vontade e o desejo  de a cada dia oferecer sempre o melhor para cada socioeducando, família e os nossos servidores", disse.

CSE

O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) é uma das 13 unidades do Iases e está localizada no município de Cariacica. A unidade é destinada para jovens com idades entre 18 e 21 anos cumprirem medida socioeducativa.

O CSE foi a segunda unidade a ser criada no Espírito Santo. Em 2004, o Governo do Estado propôs ao Governo Federal a construção do CSE, cujo projeto arquitetônico foi planejado em consonância a uma proposta pedagógica que previa a divisão de fases de acordo com o crescimento pessoal do adolescente. O projeto foi aprovado, dando origem a um convênio com a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A unidade foi entregue em 2008.