17/05/2023 17h42

Unidade de Internação Feminina faz homenagem ao Dia das Mães para celebrar laços familiares

A Unidade de Internação Feminina (UFI), do Instituto de Atendimento Socioeducativa do Espírito Santo (Iases), promoveu um evento em comemoração ao Dia das Mães. A iniciativa teve como objetivo homenagear as mães das adolescentes e jovens atendidas pela unidade, proporcionando momentos de reflexão, interação e reconhecimento mútuo.

“A homenagem foi marcada por momentos de profunda emoção, conexão familiar e reflexão sobre o papel fundamental que cada mãe desempenha na vida de suas filhas. Ao promover essa integração, a instituição reforça o compromisso com o processo socioeducativo e a construção de um futuro melhor para todas as jovens atendidas”, avaliou a gerente da Unidade de Internação Feminina, Mayra Barcelos.

O evento foi realizado no último dia 07 e, na ocasião, as socioeducandas tiveram a oportunidade de ler poemas especialmente preparados para a ocasião. “A leitura dessas palavras repletas de sentimento emocionou a todos os presentes e ressaltou a importância dos laços familiares na vida das jovens”, destacou Mayra Barcelos.

Ainda segundo a responsável pela UFI, o momento de destaque do evento foi quando as adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de expressar, de forma livre e espontânea, seus sentimentos em relação às mães. “Essa experiência única permitiu que elas expressassem gratidão publicamente, demonstrando o amor e o apreço que sentem por suas progenitoras”, disse a gerente da unidade.

Mayra Barcelos contou ainda que as mães presentes foram tocadas pela homenagem, reconhecendo o quanto é desafiadora a jornada da maternidade. “Em suas falas, elas expressaram o desejo de que as filhas sigam pelo caminho do bem e se tornem pessoas ainda melhores, tanto para suas famílias quanto para a sociedade como um todo”, afirmou.

A equipe da Unidade de Internação Feminina também teve a oportunidade de se dirigir às mães, buscando promover uma reflexão sobre a importância da participação ativa no processo socioeducativo. “Essa reflexão é importante, pois com a iminente reintegração das adolescentes e jovens as suas famílias, a parceria entre as mães e a equipe se mostra fundamental para uma reintegração social positiva de cada socioeducanda”, complementou Mayra Barcelos.

Segundo ela, ao participar das visitas, dos Planos Individuais de Atendimento, do acompanhamento das filhas em suas jornadas, nos cursos, avaliações, no desempenho escolar e nos cuidados com a saúde cada mãe contribui para um retorno positivo das jovens ao ambiente familiar. Como forma de agradecimento e reconhecimento pela presença das mães, a gerente da UFI contou que todas as mães receberam uma bolsa confeccionada pelas próprias socioeducandas, contendo um kit de manicure.