Durante o recesso escolar, a Unidade de Internação Provisória I (Unip I), localizada em Cariacica, promoveu um Torneio de Futsal com a participação de 42 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A atividade proporcionou momentos de lazer, integração e incentivo à convivência saudável, reforçando o caráter educativo da rotina da unidade.
Cinco equipes participaram da atividade: duas da fase Intermediária, duas da fase Conclusiva e uma da fase Inicial. Com o apoio dos agentes socioeducativos e da equipe técnica, os jogos movimentaram a unidade e estimularam valores como espírito de equipe, respeito e superação.
“O futebol é um esporte coletivo no qual os jovens exercitam a comunicação e o trabalho em equipe, além de aprenderem valores como disciplina e responsabilidade, sendo um forte aliado no processo de ressocialização”, afirmou o gerente da Unip I, Thiago Machado.
Para o agente socioeducativo Glaucimar Barbosa Titol, que coordenou o torneio, a iniciativa também contribuiu para o amadurecimento dos adolescentes. “Mesmo diante da derrota, muitos mantiveram a postura, incentivaram os colegas e reconheceram o esforço do outro time. Isso mostra o quanto o esporte ajuda a desenvolver empatia e respeito entre eles, o que é especialmente relevante no contexto em que estão inseridos”, destacou.
A final foi realizada no dia 17 de julho e a equipe da fase Conclusiva Avançada sagrou-se campeã. O gerente da unidade, Para Thiago Machado, destacou que todos os adolescentes saíram vencedores dessa experiência que vai muito além das quatro linhas. “Essa ação reforça o compromisso do Iases em transformar vidas, tendo o esporte como um importante aliado no processo de ressocialização”, concluiu.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes