14/12/2018 18h45 - Atualizado em 26/12/2018 16h09

Teatro, música, dança e emoção marcaram o último dia do Avaliases 2018

Nessa quinta-feira (13), aconteceu o segundo e último dia do Encontro Avaliases. Os diretores, servidores e gestores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) se reuniram novamente, no Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho, em Vila Velha, para dar continuidade às apresentações e atividades do encontro.

Para abrir o evento, socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) fizeram uma apresentação teatral intitulada “Projetos Artistas Brasileiros”, como referência à exposição de telas realizada por eles.

Em seguida, as Unidades Socioeducativas Feminina de Internação (UFI); Internação Provisória I (Unip I); Internação Socioeducativa (Unis) e a Casa de Semiliberdade da Serra e a Casa de Semiliberdade de Vila Velha deram sequência nas apresentações da "Ação Destaque" do ano.

Dando sequência, durante a manhã, gerentes e servidores se dividiram em grupos e criaram cinco comunidades intituladas: Moxuara; Lagoa Juparanã; Mestre Álvaro; Frade e a Feira e Morro do Moreno. Cada comunidade se reuniu em uma sala para que seus integrantes pudessem compartilhar aprendizados, fizessem uma avaliação dos desafios e conquistas em 2018 e planejassem metas a serem alcançadas no próximo ano. Na parte da tarde, com muita criatividade, música, instrumentos e dança, as comunidades apresentaram tudo o que foi avaliado e planejado durante a  reunião.

Para abrilhantar e encerrar o Avaliases 2018, foi proposta uma nova dinâmica aos adolescentes para o momento em que fossem apresentar o “Vozes dos adolescentes”. Eles subiram ao palco encenando os trabalhos que desenvolveram durante a cobertura do evento e, na sequência, cada um falou da experiência com o meio da comunicação e o quanto estavam felizes em terem desenvolvido trabalhos de fotografias, criação de pautas e entrevistas, operar áudio e recepcionar os convidados e participantes do encontro.

Ao final, os diretores do Iases, da Diretoria-Presidência; Diretoria Socioeducativa; Diretoria de Ações Estratégicas; e Diretoria Financeira agradeceram todo trabalho e empenho de todos os funcionários do Instituto, ao longo do ano e para a realização do evento.

Em seguida, todos os presentes foram tomados pela emoção, quando a diretora-presidente, Cláudia Faquinote, anunciou a presença da mãe de um dos adolescentes que realizou os registros fotográficos do Avaliases e anunciou para ele a entrega do seu alvará.

"Esse momento representa o que juntos estamos fazendo na construção e na qualificação do atendimento socioeducativo no Espírito Santo. A participação dos adolescentes nos ajudou a dar mais sentido e significado aos nossos desafios e ações", encerrou Cláudia.

“Vozes dos Adolescentes”

Um novo momento no Encontro Avaliases 2018, chamado “Vozes dos Adolescentes”, foi pensado e elaborado para que os adolescentes participassem de forma ativa, como protagonistas no evento. A atividade permitiu uma reflexão prévia nas Unidades Socioeducativas, onde eles pontuaram o que consideram bom, o que pode melhorar e deram sugestões para o aprimoramento do atendimento socioeducativo.

Além disso, por meio de fotografias, filmagens, áudios e entrevistas, eles fizeram a cobertura do encontro, conforme suas perspectivas.

No último dia 7, eles estiveram no Ceet Vasco Coutinho, para participarem de oficinas de filmagem, produção e fotografia. O objetivo foi prepará-los por meio da oficina de educomunicação, campo para quem atua na área de mídias sociais, para o Avaliases. A escola disponibilizou uma equipe formada por alunos do curso de Rádio e TV, sob a supervisão da coordenadora, professora e mestra do curso de Rádio e TV, Janaina Lessa; e do professor e mestre em Comunicação Aroldo Vidal, para realizar as oficinas com os adolescentes.

A diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, destacou a importância do protagonismo dos adolescentes no encontro. "Dar voz aos adolescentes também é uma maneira de fortalecer as ações da gestão socioeducativa. Faz parte do que temos como compromisso, que é assegurar e garantir os direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa", disse.

Os adolescentes também tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nos cursos profissionalizantes de Panificação, Informática e Rotinas Administrativas, oferecidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com o Iases, ao longo do ano. Eles foram responsáveis em produzir o lanche que foi servido no primeiro dia e apoiaram na organização de atividades antes e durante o encontro.

Informações à imprensa:

Paula Lima