Os nove socioeducandos vencedores da 2ª edição do Concurso de Redação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram premiados durante uma solenidade realizada no auditório do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica. Além da premiação, o evento contou com a palestra da escritora e mestre em Comunicação e Territorialidades, Elaine Garau, que falou sobre “A Escrita e a Construção de Memórias".
Estiveram presentes no evento, que aconteceu no dia 31 de julho, pedagogos e professores das escolas referência, familiares dos socioeducandos, servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), além de servidores do Judiciário, da Defensoria Pública do Estado (DPES), do Ministério Público Estadual (MPES), da Secretaria de Educação (Sedu) e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD).
Durante a palestra, Elaine Garau, que também é autora dos livros "A Jornada do Mestre – Histórias de professores comuns que se dedicam ao extraordinário" e "Vaga-lume é pirilampo – inspirado em dores reais", falou sobre a importância da escrita e da construção de memórias e o quanto essas experiências foram significativas na trajetória dela.
O evento foi organizado pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp). “É muito gratificante poder proporcionar aos (as) adolescentes e jovens momentos para discutir um tema tão desafiador e reflexivo, que é a espiritualidade na vida do (a) socioeducando (a), que, por ora, está em privação de liberdade”, afirmou a subgerente da Suesp, Ana Carolina Macal.
A programação também contou com homenagens aos pedagogos socioeducativos pelo empenho e dedicação ao projeto, e, em especial, para a anfitriã do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), a subgerente socioeducativa Patrícia Penha da Vitória.
“Mais do que os resultados, foram os processos e o engajamento de tantos que fizeram a diferença, destacando muitas pessoas extraordinárias no ordinário do dia a dia”, revelou a servidora referência em Espiritualidade da Suesp, Daniele de O. Bragança Specemille.
Para animar o ambiente, os socioeducandos da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) fizeram uma apresentação musical com o tema “A música na minha vida!", acompanhados pela professora Erliane Máximo Cardozo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof. Claudionor Ribeiro, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, escola referência da unidade.
Segundo a gerente de Medidas Socioeducativas do Iases, Nathalya Galvão, é perceptível e notório a potência tanto da equipe da Suesp, quanto das unidades que se dispuseram em participar do Concurso de Redação. “Foram 245 inscritos e 36 redações classificadas para a 2ª etapa e nove premiados. É muito satisfatório ter a concretude deste momento ímpar na vida dos socioeducandos, familiares, servidores e outros que se encantaram com carinho na elaboração e realização do evento”, destacou.
Ao final do evento, a escritora Elaine Garau doou diversos exemplares do seu livro "A Jornada do Mestre – Histórias de professores comuns que se dedicam ao extraordinário", com direito a uma dedicatória única e especial para cada socioeducando premiado.
Concurso de Redação
Com o tema “A Espiritualidade na Privação de Liberdade”, a Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está promovendo um Concurso de Redação entre os socioeducandos que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Instituto.
As vagas foram destinadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul), Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte) e nas Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra.
O Concurso de Redação visa a contribuir com a reflexão do tema proposto e a fomentar o interesse pelas ações de espiritualidade nas Unidades Socioeducativas, considerando a importância da atividade na vida dos sujeitos, especialmente durante a privação de liberdade.
“Essa ação tem consonância com a necessidade de dar visibilidade à temática e expressar, por meio da escrita, como o (a) adolescente percebe a espiritualidade, como veem, como sentem essa questão durante a privação de liberdade e, principalmente, como experienciam esse direito”, avaliou Ana Carolina Lemos, responsável pela Suesp.
Ela ressalta ainda que esse projeto conta com o apoio e engajamento de diversos atores da comunidade socioeducativa, trazendo questões também relacionadas à dimensão da espiritualidade de forma ampla, levando os participantes a refletirem para além do concreto e do observado no dia a dia.
O resultado final foi divulgado no dia 24 de julho. Ao todo, nove socioeducandos tiveram suas redações consideradas as melhores entre os 245 jovens inscritos.
Regras
O Concurso foi realizado em duas etapas. Na primeira, as redações produzidas em cada unidade foram submetidas a uma Comissão Avaliadora e o primeiro, o segundo e o terceiro lugares de cada categoria seguiram para a segunda etapa na qual os vencedores de todas as unidades concorrerão entre si. Após a avaliação de uma Comissão Avaliadora específica para esta etapa, foram divulgados os resultados do primeiro, segundo e do terceiro lugares de cada categoria.
Os textos concorrem em três categorias. Na Categoria I, estão os textos produzidos por estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Regular e da 1ª à 4ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já na Categoria II, foram avaliadas as redações escritas pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e da 5ª à 8ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Por fim, na Categoria III, os alunos (as) da 1ª à 3ª série do Ensino Médio na modalidade Regular e da 1ª à 3ª etapa do Ensino Médio da modalidade EJA.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial