Dois socioeducandos estão entre os vencedores do 1º Concurso de Redação para os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica. Os jovens, que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória I (UNIP I) e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), conquistaram o primeiro e o terceiro lugares.
Eles são estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof. Augusto Luciano, escola referência das unidades e que está localizada no município de Cariacica.
“Gostei muito do momento, suei frio, mas segurei a emoção e fui em frente. Eu não sabia que poderia conquistar o que conquistei e sei que se consegui uma vez posso conseguir mais vezes”, revelou o socioeducando que se classificou em 1º lugar. Ele ainda agradeceu a dedicação dos professores no auxílio para sua escrita e acrescentou que a educação fez toda diferença no cumprimento da medida socioeducativa.
A subgerente socioeducativa da UNIP I, Miriam Barbosa, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria da Educação, principalmente pelos trabalhos desenvolvidos na escolarização. “Iniciativas como essas fomentam nos alunos o desejo de sonhar, possibilitando assim que a equipe socioeducativa possa buscar condições de sua materialização. Foi um momento muito importante para agradecermos aos pedagogos Tiago Ferreira da Silva e Edwilson pelo empenho e dedicação nas atividades escolares que culminaram com esse resultado”, destacou.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de novembro do ano passado. Participaram do concurso todos os estudantes da EJA das escolas da Rede Estadual pertencentes à EJA na socioeducação, prisional, noturna e diurna. “O ato de escrever requer esforço, tempo e paciência e isso não agrada o aluno atual. Mas, quando há interesse e motivação do professor, há construção de conhecimento e o ato de escrever torna-se possível, e até mesmo agradável”, afirmou o professor Junior Nascimento Oaski.
Já a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Macal, considera que a participação dos alunos da socioeducação em concursos de redação estimula o discernimento e a interpretação, bem como oferece ferramentas para melhorar a expressão. “Além de proporcionar debates, fazendo com que os alunos percebam que é necessário pensar, refletir, dialogar sobre diversos assuntos no espaço escolar, essas atividades incentivam os estudantes para se tornarem habilidosos escritores”, avaliou.
Concurso
O concurso foi realizado no período de 25 de setembro a 11 de outubro e teve como tema “Políticas de Combate à Violência Urbana”, reunindo dois gêneros textuais: o Conto para o segundo segmento (5ª a 8ª etapa) e o Dissertativo-argumentativo para o terceiro segmento (1ª a 3ª etapa).
De acordo com o pedagogo articulador da Sedu, Tiago Ferreira da Silva, o concurso não foi trabalhado de forma isolada. “A temática abordada dialoga com os componentes curriculares trabalhados pelos professores. Esse resultado só comprova que nossos estudantes têm condições de aprender e produzir como qualquer outro estudante”, enfatizou.
O concurso teve como objetivo:
III. Motivar os estudantes às práticas de leitura, releitura e escrita;
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial