16/10/2024 12h37 - Atualizado em 16/10/2024 15h46

Socioeducandos vão participar de programa Jovem Aprendiz na Vale

Quinze adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) vão trabalhar na empresa Vale. A iniciativa faz parte do Projeto "Além da Medida", que é desenvolvido no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), desde 2021, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que, para este ano, contou com o reforço da Vale por meio do seu programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O lançamento do Projeto  e aula inaugural aconteceu na última quinta-feira (13), na Unis, em Cariacica, e contou com a presença dos socioeducandos participantes do projeto, além de representantes da  Procuradoria Regional do Trabalho da 17° Região (Prt-17), da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (Srtb/Es), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (Mp/Es), da Defensoria Pública do Espírito Santo (Dp/Es), do Tribunal de Justiça do  Estado do Espírito Santo (Tj/Es),do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Empresa Vale S/A, bem como a diretoria do Iases e os servidores.

Para os jovens do Iases será oferecido o curso de Programador e as aulas acontecerão dentro da Unidade de Internação Socioeducativa. Durante o projeto, os participantes precisam estar matriculados no ensino regular e os cursos são oferecidos no contraturno. Além disso, eles receberão remuneração e benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação, atendimento psicossocial, entre outros.

“Nós estamos oferecendo para vocês uma oportunidade valiosíssima que muitos jovens gostariam de ter, que é trabalhar em uma multinacional como a Vale. Portanto, agarrem-na com toda a vontade que vocês têm. Aproveitem a oportunidade que nós criamos junto com o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público e o Judiciário. O que você estão vendo aqui é a soma de muitos esforços para vocês se qualificarem. Vocês trabalharão na Vale terão o emprego e salário de vocês com todos os benefícios. Essa é a grande chance de vocês poderem transformar a vida de vocês e da sua família”, ressaltou o diretor-geral do Iases, Fabio Modesto Filho.

De acordo com a gerente-geral de Aprendizagem Técnico Operacional da Vale, Cinara Uliana, por meio do programa, a empresa deseja contribuir para a formação dos jovens aprendizes, gerando impacto positivo na sociedade. “Acredito no potencial transformador do programa. Cada jovem aprendiz receberá qualificação profissional e terá contato com um ambiente de aprendizagem que os incentivará a reescrever a própria história”, disse.

Projeto "Além da Medida"

O projeto tem como propósito central empoderar adolescentes e jovens, oferecendo não apenas capacitação profissional, mas também a possibilidade de uma vida digna após o retorno à sociedade. Além disso, prevê a possibilidade de esses jovens se tornarem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para uma vida autônoma e digna após o cumprimento das medidas socioeducativas. No Iases, as ações são coordenadas pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec)

No sul do Estado, a aula inaugural aconteceu no dia 30 de setembro na Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul).

Programa Jovem Aprendiz da Vale

O objetivo do programa é promover a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção de um futuro melhor para eles e para a comunidade. Cerca de 30 adolescentes em situação de vulnerabilidade social receberão qualificação técnica e passarão a ter vínculo empregatício com a Vale por meio do programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senai.

Além da turma do Iases, o programa também contempla outra turma com, aproximadamente, 15 pessoas, formada por adolescentes com histórico de trabalho infantil. Eles foram indicados pelo Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo, que desenvolve o mesmo projeto com outras empresas. Eles iniciaram no último dia 09 o curso de Eletricista de Manutenção.

Texto: Fernanda Pontes