Dezoito jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e nas Casas de Semiliberdade da Serra e de Vila Velha estão participando do projeto “ Gol de Placa”. A ação faz parte programa de atividades desenvolvidas pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) , por meio do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) e fazem parte do Programa de Atendimento ao Egresso, mais conhecido como Paesse.
A segunda etapa do projeto foi realizada no dia 29 de abril deste ano, no Complexo Esportivo do Tancredão, em Vitória. Segundo o psicólogo socioeducativo e idealizador do “Gol de Placa”, Giovanni Gomes Coelho, o projeto é uma ferramenta lúdica que se apropria de uma das temáticas do Paesse que são: esporte, cultura e lazer.
“O projeto está baseado nos pilares: Tático / Técnico, Psicológico, Físico e Social – usados no modelo inglês para o ensino de futebol. Diante disso, a ideia é proporcionar alterações comportamentais mais assertivas ao socioeducando e que sejam capazes de ajudá-lo a se reorganizar para ‘quebrar’ o ciclo de atos infracionais adotando outros comportamentos. O resultado esperado é que esse jovem adquira habilidades para vivenciar um protagonismo autêntico, adquira autonomia com cidadania legitima e exerça uma liberdade responsável”, explicou.
Com o apoio da equipe técnica composta pela chefe do Nuae, Caroline Baptisti Silva Tomaz; pela pedagoga , Renata Vitório da Costa Fuentes e pela assistente social, Eleny dos Santos Luciano, as ações são realizadas mensalmente e tiveram início no dia 22 de abril.
“Todas as atividades desempenhadas pelo Nuae são planejadas dentro da lógica do tripé da emancipação cidadã, protagonismo juvenil e autonomia responsável. Embora o projeto Gol de Placa seja desenvolvido pelo viés da atividade esportiva, o intuito principal é melhor prepará-los para lidar com as interpéries do cotidiano da vida laboral, familiar e comunitária projetando-os sempre para o externo, extramuros. É elaborar junto com o jovem por meio das etapas deste projeto questões que permeiam a vida em sociedade , tais como: socialização, disciplina/regras, incentivar a autoconfiança, melhorar a concentração, lidar com a competitividade de forma positiva, aprender com as vitórias e derrotas, torná-los mais autônomos, comprometidos socialmente e capazes de influenciar mudanças ao ponto de tomarem decisões conscientes e de arcar com as consequências de suas escolhas”, afirmou Caroline Baptisti Silva Tomaz.
A ação contou com a parceria da Secretaria de Esporte do Município de Vitória que cedeu a quadra de esportes.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial