29/06/2022 16h36 - Atualizado em 30/06/2022 16h51

Socioeducandos participam do Primeiro Show de Física na Unis Sul

Um grupo de 90 socioeducandos participou do I Show de Física realizado na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim. A apresentação aconteceu no último dia 1º e contemplou uma série de demonstrações, com abordagem em conteúdo de Física, como Mecânica, Termologia e Eletricidade.

Foram realizados experimentos como:  Labirinto elétrico; Pata de elefante; Foguete de pressão; Gravidade; Circuito com água e Soprando balão. Toda a atividade teve o apoio da equipe de professores da Unidade e supervisionada pelo professor de Física Carlos Gilmar Brum.  “ Por meio da realização de experimentos que envolvem conceitos físicos, ensinamos aos socioeducandos como a Física se apresenta no dia a dia, promovendo uma sessão de cunho científico e interativo para o desenvolvimento do aprendizado. Além disso, a prática experimental, no ambiente socioeducativo, alinha em bases éticas e pedagógicas, os conceitos, estratégias e operações que vinculam o aprender em todas as esferas da educação”, afirmou o professor.


De acordo com o subgerente socioeducativo da Unis Sul, Alessandro Mateus, essas atividades lúdicas tem o objetivo de alinhar ainda mais às aplicadas na socioeducação, propiciando condições adequadas aos adolescentes para a apropriação e produção do conhecimento.

“ O I Show de Física trabalhou os parâmetros do Eixo Educação, descritos no documento normativo formador, o qual prevê o redirecionamento da estrutura e organização da escola como o espaço, tempo, currículo ao favorecimento da dinamização das ações pedagógicas, bem como o convívio em equipes de discussões e reflexões, que estimulem o aprendizado e as trocas de informações”, disse.

O subgerente prosseguiu: “dessa forma, garantimos aos adolescentes todos os níveis de educação formal, contribuindo para o desenvolvimento dos conteúdos escolares, artísticos, culturais e ocupacionais de maneira interdisciplinar e oferecendo um espaço para acompanhamento sistemático das tarefas escolares, auxiliando o adolescente em possíveis dificuldades, trabalhando principalmente sua autonomia e responsabilidade, enquanto cidadão ressocializado, no meio onde vive.”

Ainda segundo o subgerente da Unis Sul, durante a realização do evento, toda a comunidade socioeducativa foi mobilizada para prestigiar os trabalhos apresentados com a participação de todos os socioeducandos, professores e equipe técnica da unidade. “Além disso, é importante frisar que a equipe de segurança se mobilizou para garantir a execução das atividades, aumentando o quantitativo de agentes no espaço onde a ação foi realizada sendo avaliado como positivo ao final das atividades e sem intercorrências”, destacou.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard