24/05/2023 14h16 - Atualizado em 24/05/2023 14h18

Socioeducandos participam de projeto lúdico para celebrar Dia da Matemática

Com os objetivos de desenvolver o raciocínio lógico matemático e promover um aprendizado prazeroso da disciplina, socioeducandos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram das atividades lúdicas e interativas promovidas em parceria com a equipe da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) "Prof. Claudionor Ribeiro".

As ações para celebrar o Dia da Matemática aconteceram durante os dias 08 e 12 deste mês, no Espaço Pedagógico da Unip Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, os alunos do 6º ao 9º ano puderam experimentar a aplicação da Matemática em situações cotidianas, ampliando o repertório de conhecimentos e fortalecendo as habilidades matemáticas.

O pedagogo do Iases, Miguel Sanches Bernardo, ressaltou que essas atividades trazem a disciplina da Matemática para o dia a dia dos adolescentes. “Por meio dos jogos lúdicos, os adolescentes vão reconhecendo a aplicabilidade da matemática no dia a dia e isso ajuda a desmistificar que a disciplina é difícil. Além disso, a participação dos professores das demais disciplinas ajuda a provar que a Matemática está presente em diversas áreas, como na Ciências e na Educação Física”, explicou.

Os alunos participaram de atividades coletivas e jogos didáticos com destaque para a exposição de formas geométricas e aulas práticas. “Os jogos didáticos utilizados estimularam a motivação e a concentração, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico. O projeto buscou despertar o interesse dos estudantes pela Matemática, mostrando como ela pode ser aprendida de forma divertida”, disse a pedagoga da Sedu, Elivania Paula Gama.

“A disciplina de Matemática é fundamental para que a gente se destaque nas atividades futuras no mundo do trabalho”, disse um dos socieoducandos de 17 anos, que participou das atividades. “A aula foi divertida, de forma prazerosa, ao adquirir mais conhecimentos nas quatro operações”, afirmou um outro adolescente participante da atividade, de 15 anos.

Ao final do projeto, um painel foi montado para exibir as diferentes atividades realizadas ao longo da semana, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre o aprendizado adquirido pelos estudantes. “O ambiente descontraído e participativo contribuiu para que todos se sentissem motivados a participar e a explorar os conceitos matemáticos de maneira mais prazerosa”, afirmou Elivania Gama.
 
Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard