Uma sessão de cinema movimentou a rotina de nove adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade de Vila Velha do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ação, que faz parte do projeto “Cine Nuae: Histórias que Inspiram”, desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), aconteceu no último dia 15 no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.
Os adolescentes assistiram ao filme “Coach Carter - Treino para a vida” e participaram de um debate mediado pela equipe do Nuae, no qual cada socioeducando compartilhava reflexões a partir das cenas que mais lhe chamaram atenção, favorecendo a escuta e a expressão individual de cada um.
A dinâmica faz parte da etapa de Aproximação para os adolescentes que estão em desligamento gradual das medidas socioeducativas. “O Cine NUAE foi pensado como um espaço de acolhimento e escuta, onde os adolescentes possam se reconhecer nas histórias, refletir sobre suas escolhas e fortalecer seus projetos de vida. O cinema nos permite abordar temas complexos de forma humanizada, favorecendo o diálogo, o protagonismo juvenil e a construção de novos sentidos para o pós-medida”, declarou a assistente social e idealizadora do projeto, Carla dos Santos Gomes.
A ação contou com um momento de integração seguido da apresentação institucional do Nuae com destaque para a importância da adesão do acompanhamento pós medida e dos serviços ofertados para os Egressos da Socioeducacão.
Carla dos Santos Gomes explicou que, antes de ser colocado em prática, o projeto foi apresentado à equipe da Gerência de Segurança e
Proteção à Pessoa (Gesp) a qual deu as orientações necessárias quanto aos protocolos de segurança.
A subgerente da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa, Lorena Nicoline, acredita que iniciativas como essa contribuem para o fortalecimento da integração, do diálogo e da convivência respeitosa entre os jovens. “Essas atividades fortalecem a integração entre os adolescentes e contribuem para um ambiente mais colaborativa e respeitoso. Quando eles têm espaço para dialogar, refletir e se expressar, isso impacta positivamente tanto no comportamento quanto nas relações dentro e fora da unidade”, disse.
Para a assistente social, Eleny dos Santos Luciano, o projeto também se apresenta como estratégia de estímulo à retomada da vida escolar e à reflexão crítica. “As aulas vão iniciar em fevereiro e, neste momento, os socioeducandos estão em férias escolares. Realizar ações de aproximação por meio de histórias que inspiram estimula e incentiva os adolescentes e jovens a focarem nos estudos neste novo ano, além de refletirem sobre diversas temáticas apresentadas nos filmes. O Cine Nuae não é só pipoca, é reflexão sobre o projeto de vida”, afirmou.
No fim da atividade foi enfatizada a importância do compromisso com os estudos, das escolhas conscientes e da corresponsabilidade na construção de novos caminhos no pós-medida.
Paesse
O Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) é o setor responsável por aplicar o Programa de Atendimento ao Egresso do Sistema Socioeducativo (Paesse) que acompanha os socioeducandos desde o início da medida socioeducativa de internação e semiliberdade. Em comunhão com as equipes das unidades, o Núcleo de atendimento ao Egresso, o Nuae, realiza ações que preparam de forma gradativa a saída do adolescente. A partir dos projetos de vida, o Paesse busca projetar individualmente a saída de cada socioeducando, pactuando suas ações após o cumprimento de medida socioeducativa com o sistema de garantia de direitos, sua família e o próprio adolescente.
O atendimento após o cumprimento de medida é voluntário e voltado aos adolescentes que receberam extinção de medida. Consiste no encaminhamento de cada adolescente ao mercado de trabalho, para cursos de qualificação profissional, orientação e apoio para o retorno escolar, além da articulação e inserção nos serviços de assistência social e saúde.
Se você é egresso e necessita do nosso suporte, entre em contato com o Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) pelo telefone (27) 3198-0808 ou (27) 99932-7819 (WhatsApp), pelo e-mail nuae@iases.es.gov.br ou se dirija ao escritório do Nuae, localizado no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) - Avenida Dário Lourenço de Souza, nº 48, Bairro Mário Cypreste, Vitória, Espírito Santo.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial