Por meio de uma oficina de estamparia manual, dez adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Provisória I (UNIP I) participaram do projeto de extensão “Juventude pega a visão”, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário FAESA. A formatura foi realizada no último dia 03.
Iniciado em maio de 2024, a iniciativa teve como principal objetivo promover o desenvolvimento social e a valorização dos seus participantes, além de unir arte, educação e impacto social.
Sob orientação do professor de design da Faesa, Elsimar Rosindo Torres, e de dois alunos do Centro Universitário, o projeto também possibilitou a capacitação para geração de renda. “Foi satisfatório ver os jovens se expressarem por meio das dinâmicas e da arte, pois mostraram suas vivências pessoais e sociais, pensamentos, ações e expectativas de futuro. O ápice ficou com a participação na oficina prática de estamparia manual, pois eles observavam tudo com muita atenção para aprender o conteúdo e o manuseio das técnicas. Ao final, os alunos terminaram as estampas das camisetas com acabamentos de qualidade colocando em prática suas habilidades e desenvolvendo ações como cidadãos criativos, capazes de solucionar problemas, exercendo atividades para serem futuros profissionais, pegando ‘as novas visões de vida”, avaliou o professor.
A iniciativa foi organizada pela Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec).
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial