Dez turmas da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) participaram dos Jogos Interclasses de Futebol de Salão realizados em conjunto com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) “Francelina Carneiro Setúbal”. Os jogos ocorreram durante os meses de setembro e outubro, na quadra da Unidade e envolveram 50 socioeducandos com idades entre 17 e 20 anos.
Segundo o gerente da Unidade, Ricardo Peres, a atividade gerou muita interação social entre alunos, professores e agentes socioeducativos. “A realização dos Jogos Interclasse teve como objetivo geral avaliar o grau de conhecimento dos alunos em relação à modalidade desenvolvida, proporcionando oportunidade de criar, observar, experimentar, movimentar, cooperar, sentir, pensar e adquirir competências de confiança e autonomia. Agradecemos a todos os servidores do Iases e Secretaria da Educação que trabalharam nesta ação pedagógica de esporte e lazer aos nossos alunos”, declarou.
O time campeão dos Jogos foi o time da Segunda Etapa do Médio, tendo como vice-campeão o time da Sétima Etapa. A cerimônia de encerramento contou com a entrega de troféus e medalhas aos campeões, homenagens ao artilheiro e melhor goleiro, além de um lanche coletivo aos alunos e agentes.
“Ações integradoras como essa, são fundamentais para estimular a convivência, não só entre os alunos, mas entre os servidores que precisam planejar o evento e criar estratégias para superação de desafios”, explicou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Frantieska Monteiro.
Já para a pedagoga da Secretaria da Educação (Sedu) e que atua na Unimetro, Patrícia Cristina Rodrigues Martins, o Projeto “Jogos Interclasse” não foi visto apenas como divertimento ou brincadeira para consumo de energia, mas como uma estratégia para o favorecimento de desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente de interação e respeito entre os colegas de classe, professores e agentes socioeducativos atuantes no Espaço Pedagógico. “O esporte dentro da escola é de fundamental importância e indispensável para que os resultados positivos sejam almejados”, afirmou.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) “Francelina Carneiro Setúbal é a escola referência da Unimetro.
Projeto “Jogos Interclasse”
O Interclasse faz parte de um Projeto Multidisciplinar e tiveram participação de servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria de Educação (Sedu) junto com os demais componentes da comunidade socioeducativa.
As dez turmas participantes da Unimetro fazem parte da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Eja) e são divididas em Turmas, nas quais as séries do Fundamental I são constituídas de Segunda, Terceira e Quarta Etapa Multiseriada. O Fundamental II é composto de Quinta, Sexta, Sétima I, Sétima II e Oitava Etapa, além do Ensino Médio com três Turmas/Etapas.
“Os jogos foram disputados com as partidas eliminatórias e classificatórias, seguindo a ordem de sorteio previamente elaborado”, explicou o professor de Educação Física Herbert Brito Pereira.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial