09/11/2021 15h17 - Atualizado em 09/11/2021 16h36

Socioeducandos participam de jogos de futsal interclasse na Unimetro

Dez turmas da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) participaram dos Jogos Interclasses de Futebol de Salão realizados em conjunto com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) “Francelina Carneiro Setúbal”. Os jogos ocorreram durante os meses de setembro e outubro, na quadra da Unidade e envolveram 50 socioeducandos com idades entre 17 e 20 anos.

Segundo o gerente da Unidade, Ricardo Peres, a atividade gerou muita interação social entre alunos, professores e agentes socioeducativos. “A realização dos Jogos Interclasse teve como objetivo geral avaliar o grau de conhecimento dos alunos em relação à modalidade desenvolvida, proporcionando oportunidade de criar, observar, experimentar, movimentar, cooperar, sentir, pensar e adquirir competências de confiança e autonomia. Agradecemos a todos os servidores do Iases e Secretaria da Educação que trabalharam nesta ação pedagógica de esporte e lazer aos nossos alunos”, declarou.

O time campeão dos Jogos foi o time da Segunda Etapa do Médio, tendo como vice-campeão o time da Sétima Etapa. A cerimônia de encerramento contou com a entrega de troféus e medalhas aos campeões, homenagens ao artilheiro e melhor goleiro, além de um lanche coletivo aos alunos e agentes.

“Ações integradoras como essa, são fundamentais para estimular a convivência, não só entre os alunos, mas entre os servidores que precisam planejar o evento e criar estratégias para superação de desafios”, explicou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Frantieska Monteiro.

Já para a pedagoga da Secretaria da Educação (Sedu) e que atua na Unimetro, Patrícia Cristina Rodrigues Martins, o Projeto “Jogos Interclasse” não foi visto apenas como divertimento ou brincadeira para consumo de energia, mas como uma estratégia para o favorecimento de desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente de interação e respeito entre os colegas de classe, professores e agentes socioeducativos atuantes no Espaço Pedagógico. “O esporte dentro da escola é de fundamental importância e indispensável para que os resultados positivos sejam almejados”, afirmou.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) “Francelina Carneiro Setúbal é a escola referência da Unimetro.

Projeto “Jogos Interclasse”

O Interclasse faz parte de um Projeto Multidisciplinar e tiveram participação de servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria de Educação (Sedu) junto com os demais componentes da comunidade socioeducativa.

As dez turmas participantes da Unimetro fazem parte da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Eja) e são divididas em Turmas, nas quais as séries do Fundamental I são constituídas de Segunda, Terceira e Quarta Etapa Multiseriada. O Fundamental II é composto de Quinta, Sexta, Sétima I, Sétima II e Oitava Etapa, além do Ensino Médio com três Turmas/Etapas.

“Os jogos foram disputados com as partidas eliminatórias e classificatórias, seguindo a ordem de sorteio previamente elaborado”, explicou o professor de Educação Física Herbert Brito Pereira.