27/02/2025 17h24 - Atualizado em 17/03/2025 17h13

Socioeducandos participam de avaliações para auxiliar professores no planejamento de ações pedagógicas

Foto ilustrativa

Mais de 400 socioeducandos estão entre os estudantes que participam da Avaliação Diagnóstica e da Autoavaliação Socioemocional realizada, ao longo do mês de fevereiro, pela Secretaria da Educação (Sedu). As avaliações se encerram nesta sexta-feira (28) e têm como objetivos auxiliar os professores no planejamento de ações pedagógicas mais assertivas e mapear pontos na aprendizagem que exigem maior atenção da equipe.

A Avaliação Diagnóstica teve início no último dia 17 e contou com a participação de 89 socioeducandos que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e são alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O intuito dessa ação é analisar as habilidades e aprendizados que estão consolidados entre os estudantes e identificar os pontos que precisam de desenvolvimento.

“A participação dos alunos da socioeducação nessas avaliações é essencial para que as ações educacionais sejam cada vez mais assertivas e eficazes, promovendo melhores oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento”, disse a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Lemos Macal.

A avaliação abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Biologia, Física e Química, permitindo uma análise mais ampla do desempenho dos estudantes. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração do planejamento pedagógico e para a definição de estratégias das equipes escolares, garantindo um acompanhamento mais preciso do processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, os dados coletados auxiliarão na estruturação das ações de nivelamento e no Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (PFA), contribuindo para intervenções mais eficazes ao longo do ano letivo.

No caso da Autoavaliação Socioemocional, 460 socioeducandos que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram da avaliação, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A ação teve como principal objetivo identificar, a partir das competências socioemocionais, quais os pilares da Matriz de Saberes do currículo do Espírito Santo, que apresentam maior necessidade de desenvolvimento no sistema educacional, além de fortalecer não apenas o desempenho acadêmico, mas também o crescimento pessoal e emocional.

Entre os participantes estão: 89 jovens do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE); 17 da Unidade Feminina de Internação (UFI); 56 da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis); 56 da Unidade de Internação Provisória I (Unip I); 85 da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro); 68 adolescentes da Unidade de Internação Sul (Unis Sul); 70 da Unidade de Internação Norte (Unis Norte); 10 da Casa de Semiliberdade da Serra e nove da Casa de Semiliberdade de Vila Velha.

“A aplicação dessa avaliação para os (as) estudantes da socioeducação é fundamental para que os professores possam auxiliá-los com as habilidades que eles precisam desenvolver durante o período letivo”, disse a responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Lemos Macal.

A ação foi aplicada, exclusivamente, pelo modelo de caderno único em formato digital na aula do componente curricular “Projeto de Vida”. As avaliações foram coordenadas pela Gerência de Avaliação (GEA) da Sedu.

"A participação dos estudantes é fundamental para obtermos um diagnóstico mais preciso das suas realidades de aprendizagem. Esse diagnóstico, somado aos resultados das avaliações já realizadas nas escolas, pode melhor direcionar as estratégias e ações pedagógicas dos professores, no intuito de atender às necessidades específicas de cada aluno ao longo do ano letivo", comentou a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom.

Texto: Fernanda Pontes 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes 
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 - 2025 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.