30/01/2018 17h09

Socioeducandos participam de atividades durante o mês de janeiro

Durante todo o mês de janeiro, adolescentes das Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão sendo contemplados com atividades educativas oferecidas pelo Programa de Valorização da Vida (PROVIV). As atividades começaram no dia 09.

Trata-se de uma ação educativa em saúde que integra o projeto Proviv no Instituto, compondo atividades com a perspectiva de atingir adolescentes privados de liberdade.

A primeira unidade contemplada foi o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), com uma palestra sobre o uso de Substâncias Psicoativas e a Exclusão Social, ministrada pelo assistente social Wellington Nunes e a psicóloga Luciane Moreira.

No dia (10), foi a vez das unidades do conjunto de Cariacica serem beneficiadas com as atividades, sendo elas Unidade de Internação Socioeducativa (Unis); Unidade Feminina de Internação (Ufi); e Unidade de Internação Provisória I (Unip I).

O principal tema das palestras abordou o uso de drogas e suas consequências. Quem também participou como palestrante foi a nutricionista Adriana Bravim, que falou sobre “O uso de Substâncias Psicoativas e a exclusão social”, e também falou sobre “A alimentação no tratamento da dependência química”. Já no dia 24, a psicóloga Maria das Dores falou sobre os perigos do “Prazer no uso das drogas”.

“A conscientização do aqui e do agora e a percepção do hiato de vida que os adolescentes estão vivenciando com privação da liberdade podem ser aproveitadas por eles para uma reflexão sobre o ser e o fazer, ampliando as possibilidades de criar alternativas para uma nova história de vida”, disse a psicóloga Helena de Arruda Penteado.

 


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Rogineiri Reis

Tel: (27) 3636-5484

rogineiri.reis@iases.es.gov.br

imprensa@iases.es.gov.br

Tópicos:
CSE, Unis, Ufi, Unip I
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard