25/11/2022 16h04 - Atualizado em 25/11/2022 16h09

Socioeducandos estão entre os 63 mil jovens do Estado que fizeram o Enem este ano

Foto arquivo

Dois socioeducandos que cumprem medidas socioeducativas em uma das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão entre os 63 mil estudantes do Estado que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, no último domingo (20).  E, pela primeira vez, um socioeducando da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) realizou as provas fora da unidade. O jovem de 19 anos, que está na fase conclusiva, fez a prova na Escola referência da Unidade, em Linhares.

Cursando o 2º ano do Ensino Médio, o socioeducando sonha em cursar uma faculdade do curso de Direito.  “Realizei a prova como teste para conhecer como funciona o Enem, pois no ano que vem, quero tentar uma vaga na faculdade para o curso de Direito. Achei a prova difícil, mas eu gostei bastante de resolver as questões de matemática. Tenho expectativa de conseguir uma nota boa. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade e confiança”, disse o socioeducando.

Para o gerente da Unidade, Sérgio Durão, proporcionar que um socioeducando realize as provas do Enem fora dos muros da unidade representa o avanço que o Instituto vem obtendo ao longo dos anos.  “ Isso demonstra o crescimento no atendimento socieoducativo da Unidade de Internação servindo de exemplo para outras unidades fora do Espírito Santo. Esse é o verdadeiro propósito da socioeducação: criar meios e oportunizar para que eles possam ter um futuro melhor e afastá-los da criminalidade e das drogas”,destacou.

Já na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Vitória, um socioeducando de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade realizou as provas em uma das escolas do município de Vitória. Com o objetivo de continuar os estudos e voltar a convivência familiar e comunitária, o adolescente ainda não tem certeza de qual curso pretende seguir e vai esperar a nota final para ver as oportunidades. “Ele pretende ajudar a mãe dele e, por isso, se dedicou o ano todo para realizar as provas do Enem e poder tentar acessar uma faculdade. Ele acredita que fez uma boa prova. As aulas diárias do pré-Enem contribuíram para o seu desenvolvimento”, afirmou a gerente da Unis, Caroline Amado Barcelos Cruz.

Ela explica que, no início do ano, a Secretaria da Educação (Sedu) fez um processo seletivo destinado aos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino para ingresso no curso preparatório Pré-Enem Espírito Santo. “Ele era o único socioeducando da Unis que cursava o terceiro ano do Ensino Médio e foi classificado na seleção. Ao longo de todo ano, ele teve acesso às videoaulas, às aulas on-line ao vivo, ao material de orientação de estudos, bem como aos ‘aulões’ periódicos por área de conhecimento”, disse a gerente da Unis.

Pela manhã, o socioeducando frequentava as aulas no Espaço Pedagógico, na Sedu, e, no turno vespertino, ele realizava as aulas do pré-Enem em um computador disponibilizado diariamente para este fim. “Agora é esperar o resultado das provas e continuar incentivando a permanência dos estudos dele e de outros socioeducandos. Esperamos que, a partir desse exemplo, mais jovens possam vislumbrar outras possibilidades de vida com mudanças em suas trajetórias”, afirmou a responsável pela Unis.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard