14/07/2021 14h48 - Atualizado em 14/07/2021 17h12

Socioeducandos do Iases serão os primeiros do país a participar de capacitação em parceria com o Senac

Uma ação inédita no país vai permitir que 15 socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) sejam capacitados em serviços administrativos. Isso, graças a uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A aula inaugural do programa de aprendizagem “Além da Medida” foi realizada nessa segunda-feira (12), na Unimetro, em Vila Velha.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Iases, o Ministério Público do Trabalho (MPT)- Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRTb/ES), o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e o Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial (Senac/ES).

Estiveram presentes na aula inaugural o diretor- presidente do Iases, Fábio Modesto; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho - 17ª Região, Valério Soares Heringer; a procuradora do Trabalho da 17ª Região e representante regional da Coordenadoria da Infância, Thais Borges da Silva; a defensora pública e coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude, Adriana Peres Marques dos Santos; o superintendente chefe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Alcimar das Candeias da Silva; e a diretora de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES), Léa Marina Erlacher Brito.

Durante a solenidade, a palavra de ordem foi “oportunidade”. Todas as autoridades presentes destacaram essa chance inédita na vida desses socioeducandos. Em seu discurso, o diretor-presidente do Iases lembrou o início de sua carreira como auxiliar administrativo. “Eu trouxe aqui a minha Carteira de Trabalho para provar para vocês que eu comecei em um cargo parecido com o que vocês vão iniciar a capacitação. Tenham em mente que vocês são potenciais infinitos, para isso. basta serem perseverantes, objetivos e terem foco. Nosso papel é oferecer a oportunidade para vocês, portanto, abracem essa capacitação”, ressaltou.

O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, Valério Soares Heringer, também enfatizou a oportunidade que os adolescentes estão recebendo por meio dessa capacitação. “É com muita honra que estamos participando desse projeto. Quanto mais a gente aprende, mais a gente aplica. Portanto, dediquem-se”, disse.

O representante dos socioeducandos, um jovem de 18 anos que, atualmente, está na fase intermediária de medida, fez a leitura da Filosofia da Unidade. “Em nome de todos os socioeducandos, gostaria de agradecer a Deus e a todos os envolvidos nesse projeto que vai nos ajudar muito”, afirmou.

Já a procuradora do Trabalho da 17ª Região e representante regional da Coordenadoria da Infância, Thais Borges da Silva, contou os desafios do projeto. “Estamos diante de uma iniciativa inovadora, desafiadora e que precisou ser adiada em razão da pandemia, mas que, hoje, é felizmente iniciada. O Estado tem que voltar a atenção dele para vocês. Com esse projeto, nós estamos cumprindo o nosso dever constitucional de garantir o direito absoluto de vocês, por meio da profissionalização. Nosso entendimento é que a aprendizagem profissional tem um papel transformador na vida das pessoas. Portanto, empenhem-se, pois esse conhecimento nunca será retirado de vocês”, destacou.

A defensora pública e o superintendente chefe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego também agradeceram pela parceria. “Muito feliz por fazer parte dessa ação e agradecido aos contribuintes pelo engajamento. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego aqui no Estado acredita que a inserção no mercado de trabalho é o caminho, tanto é que essa iniciativa já é praticada há alguns anos e sempre com excelentes resultados. Hoje temos aqui 15 adolescentes também com oportunidade de capacitação para se inserirem no mercado de trabalho, esperamos que eles também saibam aproveitar essa chance”, contou Alcimar das Candeias da Silva.

Por fim, a representante do Senac também destacou o pioneirismo do projeto no Brasil. “Esse projeto piloto é inédito no país e apresenta uma série de particularidades, entre elas uma metodologia diferente do que normalmente aplicamos. Estamos muito empolgados e esperançosos que, muito em breve, nós tenhamos vários depoimentos de sucesso dos socioeducandos do Iases em nossos relatórios”, revelou.  

Ao final, o gerente da Unimetro, Ricardo Peres da Costa, agradeceu o apoio de toda a equipe na organização da aula inaugural e o empenho para que esse projeto pudesse acontecer na unidade.  O encerramento da aula inaugural ficou a cargo de uma apresentação cultural de um socioeducando da fase conclusiva que tocou violão acompanhado o agente socioeducativo Cleomar Santos.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard