11/07/2019 17h53 - Atualizado em 11/07/2019 17h56

Socioeducandos do Iases são aprovados em seleção para cursos técnicos do Ifes

Dois adolescentes foram aprovados e outros 10 estão habilitados para a suplência.

O sentimento dos socioeducandos M.S.D.S e J.V.C é de vitória e superação. Eles foram aprovados no processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A notícia da aprovação foi recebida nessa terça-feira (09).

Os aprovados cumprem medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade de Vila Velha e na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, e foram selecionados para os cursos técnicos de Metalurgia e Eletrômecânica. Além dos já classificados, outros 10 adolescentes estão habilitados para a suplência, podendo ser convocados em caso de desistência.

A preparação para a prova envolveu mais de três meses de estudo e dedicação. Com o suporte da equipe técnica das unidades socioeducativas e o apoio dos professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os adolescentes puderam estudar com material direcionado, como simulados, pesquisas, aulas presenciais e vídeo-aulas com base no edital.

O socioeducando M.S.S foi aprovado em 4º lugar. Parte da preparação dele aconteceu no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em razão da parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo (Secti).

O adolescente teve a oportunidade de estudar nos laboratórios de informática do local, com a orientação de um professor. Ele considerou a aprovação um recomeço. “Colher algo que você plantou é uma sensação muito boa. Quero continuar me empenhando nos estudos e conquistar um futuro melhor”, disse.

A diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros, recebeu com muita alegria o resultado e ressaltou a importância de garantir oportunidades aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “O Iases vem cumprindo o seu papel de oportunizar aos socioeducandos o acesso à educação, não só no interior das unidades, mas também fora do espaço, com um olhar sistêmico, pensando no seu desenvolvimento como um todo”, destacou.

Agora, os adolescentes aguardam o início do período de matrícula, que acontece nos próximos dias 15 e 16 deste mês.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard