08/06/2021 15h10

Socioeducandos do Iases produzem tradicional tapete de Corpus Christi

Para celebrar uma das principais datas do calendário cristão, socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte), em Linhares, confeccionaram o tradicional tapete de Corpus Christi. Nove adolescentes da fase conclusiva participaram da ação que resultou em um tapete de 10 metros.

Essa foi a primeira vez que esses participantes, com idades entre 17 e 20 anos, participaram de uma atividade como essa. “O fato de colorir a areia e o pó de serra era algo inusitado para eles, pois só viam isso na televisão. Eles ficaram surpresos ao verem o resultado final”, destacou o gerente da Unis Norte, Sérgio Durão.

Para confeccionar o tapete, os adolescentes levaram cinco horas e contaram com as orientações da equipe de oficineiros composta pelos agentes José Sivanildo, Nelma, Áureo, Rosimar e Adriana Caliman. “Os desenhos foram escolhidos pelos adolescentes juntamente com a equipe. Para a confecção, foram usados areia branca e pó de serra, ambos passaram por um processo de tingimento. Também utilizamos palha de café e moldes de madeira produzidos pelos adolescentes nas oficinas”, afirmou Sérgio Durão.

Um dos socioeducandos de 16 anos, natural de Pinheiros, ficou bem impressionado com o resultado final. “Nunca tinha ouvido falar que a construção dos tapetes tinha alguma relação com a Celebração do Corpus Christi e nem o que significava essa data. Durante os preparativos dessa atividade aqui na unidade pude descobrir o real sentido da data e fiquei muito emocionado”, relatou.

A confecção de tapetes já faz parte das atividades da Unidade há seis anos, conforme afirmou o gerente da Unis Norte. “Nos anos anteriores, os adolescentes confeccionavam vários tapetes e já chegamos a produzir 13. Além disso, nós convidávamos as famílias para contemplar os trabalhos e o padre responsável pela Paróquia de Bebedouro para celebrar uma missa para os socioeducandos. Este ano , em razão da pandemia, nós decidimos fazer apenas um tapete e não abrir para a visitação de mais pessoas. Apenas os demais adolescentes da unidade e os servidores puderam conferir o resultado final”, concluiu Sérgio Durão.

Texto: Fernanda Pontes 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard