Durante mais de um mês, eles se prepararam para o exame, que aconteceu nesse domingo (30).
Após um período intenso de preparação, adolescentes da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) prestaram, nesse domingo (30), a avaliação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O certame seleciona estudantes para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Durante mais de um mês, a preparação para a prova envolveu aulas direcionadas, com material específico, além da realização de testes e simulados dentro da própria unidade, com o apoio da equipe técnica do local. A pedagoga Lorena Perim de Souza, que acompanhou esta preparação, contou que foi oferecido todo o suporte para que eles prestassem a prova com tranquilidade. “Eles estiveram motivados, estudando, nas aulas, com pesquisas e simulados. A unidade deu todo o suporte para o aprendizado e também para a documentação necessária”, afirmou.
No período pré-prova, os socioeducandos também participaram de uma palestra sobre os cursos técnicos do Ifes, dentro da própria instituição, além de uma visita guiada para conhecer as salas de aulas e laboratórios do local.
Os adolescentes concorreram às vagas dos cursos de Metalurgia e Segurança do Trabalho. Para o socioeducando B.P.B, participar da seleção é o primeiro passo para reconstrução do seu futuro. “Fazer a prova é ter a sensação de um novo recomeço em minhas mãos, é ter a oportunidade de realizar o sonho da minha mãe, que é ver um filho estudando em uma escola técnica”, contou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br